NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

1ª Edição do FestiGuitarra no Centro Cultural Norberto Tavares 10 Novembro 2017

O Centro Cultural Norberto Tavares, em Assomada, interior de Santiago, acolhe, esta sexta-feira,10, 1ª Edição do FestiGuitarra, um “naipe” de músicos de excelência como forma de promover este instrumento e a música tradicional. FestiGuitarra pretende fazer com que os santa-catarinenses passassem uma noite única embalados nas sonoridades da música cabo-verdiana.

1ª Edição do FestiGuitarra no Centro Cultural Norberto Tavares

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santa Catarina e Jó di Bango, que criou em 2013 o festival. Conforme sublinha, «é um privilégio receber num espaço que evoca nome maior da nossa música, Norberto Tavares, para mais no Quintal do Centro Cultural que homenageia Orlando Pantera, os músicos Arlindo Sax, Binga de Castro, Carlos Ferro, David Rocha, Ivan Medina e Jo di Bango».

Referindo-se aos convidados, destaca um naipe de ouro formado por Arlindo Sax - Saxofonista e clarinetista. Esta toca fundamentalmente música tradicional cabo-verdiana e choros. É muito influenciado por Luís Morais. Integra a Banda Municipal da Praia. Há ainda o Binga de Castro -Baixista, natural de Angola, que abraçou Cabo Verde como país para viver, tem desempenhado um papel importante no ensino do instrumento na cidade da Praia. Formado em Música, já atuou em muitos festivais e produz trabalho de música instrumental africana.

É também participante do festival Carlos Ferro - Percussionista com uma sonoridade única no panorama atual. Ouvi-lo é viajar em um panorama sonoro único e diversificado, onde tudo se transforma em som. Já acompanhou artistas como Tchida Africano e Gil Semedo, entre tantos outros.

David Rocha é o outro artista convidado. Principiou nos estudos de piano na Igreja do Nazareno, tendo de seguida feito aperfeiçoamento na Casa da Música da Uni-CV. Atualmente é professor de piano na Escola de Música Norberto Tavares, em Assomada.

O certame vai, por outro lado, contar com a participação de Ivan Medina - Autodidata. Toca praticamente desde menino. Pela sua versatilidade e sensibilidade, é um dos artistas mais solicitados para gravação em estúdio. Trabalhou durante muitos anos como músico de Lura e Nancy Vieira.

O destaque vai sobretudo para Jo di Bango - Violonista e Professor com formação superior em música (Performance Musical). Ele trabalha como instrumentista, acompanhando cantores e atuando a solo. Desde 2015, desempenha as funções de Coordenador da Casa da Música da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), onde leciona as disciplinas de Prática Instrumental e Harmonia. Publicou, em 2016, o livro “Caderno de Mornas – Eugénio Tavares, Volume I”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau