SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

27 de Março: Santa Catarina acolhe I Encontro para debater carta reivindicativa das mulheres 27 Mar�o 2017

A cidade de Assomada acolhe, a partir das 16 horas desta segunda-feira,27, nos Paços do Concelho, o I Encontro das Mulheres de Santa Catarina. Promovido pela Câmara Municipal, o fórum enquadra-se na celebração do dia da mulher cabo-verdiana e vai debater os problemas e anseios da camada feminina local, com destaque para a carta reivindicativa desta.

27 de Março: Santa Catarina acolhe I Encontro para debater carta reivindicativa das mulheres

O encontro será aberto pelo Edil Beto Alves e encerrado pelo presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura. Espera-se que deve contar com a presença de representantes das organizações mais representativas das mulheres no concelho.

Conforme o programa, vai debruçar-se sobre três temas principais: 1. A urgência de revisão do Plano Municipal para a Igualdade e Equidade de Género; 2. A discussão e aprovação de uma proposta de Carta Reivindicativa das Mulheres de Santa Catarina; 3. A necessidade de criação de um Gabinete Municipal para a Igualdade de Género.

Para o executivo da cidade do Planalto, a revisão do Plano Municipal para a Igualdade e Equidade de Género manifesta-se fundamental, já que o documento foi elaborado em 2011 e, de lá para cá, não foram dados os passos necessários para a sua implementação. «Por tal, medidas políticas devem ser empreendidas no sentido da sua revisão, assinatura do acordo pelos parceiros e cuidar da sua urgente implementação», realça em nota a Câmara.

Referindo-se à Carta Reivindicativa das Mulheres de Santa Catarina, a Câmara considera que ela constituirá um importante documento de cidadania e de influenciação do Poder Local e do Governo. Isto no sentido de se promover políticas públicas que garantam, de facto, uma efectiva agenda de género no Município de Santa Catarina.

«O Gabinete Municipal para a Igualdade de Género é, como se deduz dos pontos anteriores, um instrumento estrutural para a execução de uma agenda de Género para Santa Catarina e um meio de implementação da Igualdade e Equidade de Género, bem assim um suporte institucional de combate à violência contra as mulheres», remata o documento que vimos citando.

O I Encontro das Mulheres de Santa Catarina acontece na data em que se celebra o Dia da Mulher Cabo-verdiana-27 de Março. O mesmo é promovido pelos pelouros da Cultura, Género, Comunicação e Imagem e do Desenvolvimento Social da Câmara, com sede na cidade de Assomada, que é a capital de Santiago Norte.

Entretanto, o colectivo do Asemanaonline aproveita esta ocasião para render a sua homenagem a todas as mulheres cabo-verdianas residentes no pais e no estrangeiro, que nas várias frentes da luta - na cultura e politica, na defesa e segurança, na educação e família, na economia e administração pública, na saúde e no desporto - vêm dando um forte contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau