ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

5 de Julho: Mindelo brilha e iça bem alto a bandeira de Cabo Verde 05 Julho 2014

Mindelo é hoje, 5 de Julho de 2014, capital de Cabo Verde, ao acolher com a Bandeira da República bem alta, a celebração do 39º aniversário da Independência nacional. O acto está a ser assinalado com inúmeras actividades político-culturais e muita euforia para recordar, como cantou o trovador Alcides Spencer Brito, "labanta braçu bu gritá bu liberdade!".

5 de Julho: Mindelo brilha e iça bem alto a bandeira de Cabo Verde

Com o entusiasmo que caracteriza o povo de São Vicente, a cidade conhece uma movimentação invulgar, com a presença dos principais titulares dos órgãos da soberania – Presidência da República, Governo, Parlamento - e do Corpo Diplomático, bem como de pessoas de todas as ilhas desta pequena-grande Nação.

A acompanhar o compasso do coração deste Cabo Verde orgulhoso do seu país, hotéis, as pensões, os restaurantes e bares, que estão mais animados neste momento com tocatinas, comes e bebes, conferem a autenticidade deste povo crioulo que se fez na encruzilhada das rotas e se fez ao mundo para tornar-se global, mesmo quando a escravatura dividia brancos e negros, Europa e África, homem e mercadoria e tornou a crioulização uma marca dos novos tempos. E cumpriu-se a profecia.

Paralelamente a várias outras manifestações culturais, desperta atenção de qualquer transeunte os grandes quadros fotográficos que retratam os momentos mais históricos dos 39 anos de um país que se foi fazendo dia a dia, pedra a pedra e na indomável esperança e trabalho do seu povo. A exposição desta caminhada desde a Independência nacional vai desfilando desde a parte externa do Centro Cultural do Mindelo e de vários outros edifícios da Rua 5 de Julho até perto do prédio da Ex Telégrafo, junto à Praça Nova.

O acto central acontece às 10h30 desta manhã com uma sessão solene da Assembleia Nacional, que decorre na Academia Jotamonte, em Monte Sossego. O acto contará com a participação do Chefe do Estado. Jorge Carlos Fonseca, que dirigirá uma mensagem especial ao povo deste país, alusiva ao 5 de Julho. Vão ainda usar da palavra o Presidente da AN (Basílio Ramos), o líder parlamentar do PAICV (Felisberto Vieira), o chefe da bancada ventoinha (Fernando Elísio Freire) e o presidente da UCID (António Monteiro).

O dia da Independência será ainda preenchido com desfile das Forças Armadas pelas principais artérias da cidade do Mindelo, bem como com uma grande demonstração, no Estádio Adérito Sena, de ginástica rítmica, acrobacias, capoeira, dança tradicional, dança dos mandingas, tatoo e defesa pessoal militar, entre outros. Isto, sem contar com o torneio quadrangular de futebol inter-ilhas - Santiago, São Vicente, Fogo e Santo Antão - e de ténis.

A festa do 5 de Julho prossegue, no fim do dia, com uma recepção a ser oferecida pelo Chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca, no Museu do Mar, sito no Museu do Mar, ex-Capitania na réplica da Torre do Belém.

O programa comemorativo do 39º da Independência nacional culmina, a partir das 21 horas, com um grande concerto musical na Rua de Lisboa. Passarão pelo palco artistas nacionais de renome como Joceline Medina, Diva, Grace Évora, Gabriela Mendes, Tó Alves, Mirri Lobo, Djila, Deisy Almeida, Michel Montrond e Neuza de Pina. Mas a celebração da passagem do 5 de Julho no Mindelo vai prosseguir até ao dia 7 com várias outras actividades político-culturais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau