ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

72ª Sessão da AG da ONU : Cerca de cem chefes de Estado e Governo debatem as questões quentes com foco nas ameaças à paz mundial 19 Setembro 2017

Cerca de 100 chefes de Estado e de Governo de vários países do mundo reunem-se, nesta terça-feira,19, na sede da ONU, em Nova Iorque-EUA, para iniciar o debate ao mais alto nível, na Assembleia Geral, com foco nas ameaças à paz mundial e na necessidade para uma reforma profunda das Nações Unidas.

72ª Sessão da AG da ONU : Cerca de cem chefes de Estado e Governo debatem as questões quentes com foco nas ameaças à paz mundial

Esta é a primeira sessão da Assembleia-geral no consulado de António Guterres enquanto novo Secretária-geral da Organização das Nações Unidas.

Cabo Verde vai estar representado nesta sessão por uma delegação chefiada pelo Primeiro-ministro. Antes da sua partida rumo ao Nova Iorque, Ulisses Correia e Silva revelou que quer que o seu discurso nesta 72ª Sessão da Assembleia Geral da ONU seja marcante relativamente àquilo que é a visão do seu Governo quanto ao desenvolvimento do país, sem esquecer as grandes inquietações mundiais.

Conforme a agenda da magna reunião, a segurança, o terrorismo, a migração e os conflitos recentes - com destaque para a tensão na península coreana com o lançamento de mísseis - e de longa data serão algumas das questões centrais nas audiências de líderes e ministros presentes nesta 72ª sessão do órgão de deliberações mais elevado das Nações Unidas.

Os dignitários também abordarão, segundo onunews, questões como combater e mitigar as mudanças climáticas e a Agenda para o Desenvolvimento de 2030, que é dois anos depois da sua adoção.

Reforma e proibição de armas

A reforma das Nações Unidas vai ser um outro tema a ser debatido na reunião que começa esta terça-feira, por proposta do Presidente norte-americano. Donald Trump defende mudanças profundas em termos da organização e método de trabalho, pedindo medidas para acabar com a burocracia que vem travando o funcionamento eficiente da ONU.

Mas as acções não ficam por aí. Entre os eventos a serem realizados no âmbito da Assembleia estão a cerimónia de assinatura do Tratado de Proibição de Armas Nucleares e duas reuniões de alto nível sobre o Sudão do Sul e o Iémen. Estes dois países vêm sendo devastados pela guerra, cuja população vem sendo dizimada pelo surto da cólera e fome.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau