ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

ARFA: Índice de preços de cereais e oleaginosas regista valor mais alto dos últimos 12 meses em Cabo Verde 23 Agosto 2017

O índice de preços de cereais e oleaginosas regista valor mais alto dos últimos 12 meses, confirmou hoje, a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), através da Direção de Segurança Alimentar (DSA).

ARFA: Índice de preços de cereais e oleaginosas regista valor mais alto dos últimos 12 meses em Cabo Verde

O índice de preços de cereais e oleaginosas regista valor mais alto dos últimos 12 meses, confirmou hoje,22, a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), através da Direção de Segurança Alimentar (DSA).

De acordo com a nova edição do Relatório Mensal do Mercado Internacional (RMMI), com ganhos em todos os seus componentes, à exceção do arroz, o índice de preços da Internacional Grains Council para os cereais e oleaginosas (IGC GOI2000) aumentou 5 pontos percentuais, em julho, atingindo maior pico dos últimos 12 meses.

O relatório revela também que enquanto o preço médio do trigo permanece em alta em Julho (+ 6.0% em relação ao mês anterior), o custo médio do arroz registou uma baixa de 3.3%.

Entretanto, o preço do milho continua estável, com uma redução de apenas 0.7%, em relação ao mês anterior, revela a Direção de Segurança Alimentar.

A ARFA indicou, no entanto, que o mercado mundial do trigo continua muito influenciado pela preocupação com as incertezas sobre a disponibilidade do trigo de alta qualidade, devido a adversidade climática.

Na União Europeia, foi reportado que os resultados da colheita foram dececionantes, especialmente na Espanha. Na Alemanha, esta foi interrompida por causa das chuvas.

Relativamente às cotações do milho no mercado global mantiveram a tendência mista em julho, destacando o aumento nos Estados Unidos devido às preocupações com as condições meteorológicas.

Na Argentina e no Brasil se registaram baixa nos preços devido ao ritmo lento no comércio, informou a Direção de Segurança Alimentar da ARFA.

Quanto ao arroz, as transações em alguns exportadores da Ásia foram em grande parte sustentadas pela redução da procura, provocando a baixa nos preços.

Na Tailândia, os preços foram adicionalmente pressionados pela disponibilização da safra ocasional (fora de época) e no Vietname, a queda dos preços foi limitada por pequenas vendas na região asiática, incluindo Filipinas.

Nos Estados Unidos, a oscilação dos preços foi sustentada pela forte procura e previsão de boa safra em 2017/18.

Durante o mês de Julho, o preço médio do açúcar apresentou-se relativamente volátil, oscilando entre perdas e ganhos, ficando ligeiramente abaixo do médio de Junho (-0.6%). Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau