ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

ARFA revela aumento no preço de cereais 15 Julho 2017

Conforme o Observatório do Mercado da Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), uma análise comparativa entre os preços do II trimestre de 2017 com os do trimestre homólogo de 2016, mostra um significativo aumento nos custos de açúcar e milho e um pequeno aumento (+0.3% ) nos cereais e (+0.7% ) nos feijões.

 ARFA revela aumento no preço de cereais

O documento - Análise Trimestral dos Preços Nacionais - precisa que os maiores aumentos verificaram-se no açúcar (+11.8%) e milho local (+11.6%). Já as quedas mais acentuadas foram registadas no milho de 2ª (-7.4%) e farinha de trigo (-5.7%).

De forma mais específica, a ARFA assevera que, entre os meses de abril e junho de 2017, os preços dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN) não registaram oscilação significativa: verificou-se uma queda de -0.4% para os cereais e subida de +0.3% nos feijões. No óleo, a evolução foi praticamente nula, no leite foi de +0.4% e no açúcar -0.1%.

Ou seja, em relação ao trimestre anterior, verifica-se, segundo a ARFA, no II trimestre de 2017, uma queda de 0.3% nos cereais (a subida no milho de 2ª e local foi equilibrada pela baixa nos outros cereais) e ligeiro aumento nos feijões (+0.1%).

De salientar que a «Análise Trimestral dos Preços Nacionais» é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços de produtos alimentares básicos em Cabo Verde.

Com base no Observatório do Mercado da ARFA, faz-se recolha de dados semanalmente, através da ARFA e do Ministério da Agricultura e Ambiente-MAA. Trata-se de uma análise editada desde o I trimestre de 2010, com uma divulgação restrita até o IV trimestre de 2012.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau