OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

As duplas remunerações dos políticos e os seus efeitos na nossa sociedade 13 Novembro 2017

As nossas investigações dão-nos conta de que os Deputados Rui Semedo, Felisberto Vieira, Júlio Correia, Carlos Alberto Delgado, Américo Nascimento, todos da bancada do PAICV, e o Deputado, militar de carreira, Francisco Correia (Dotor), do grupo parlamentar do MPD, estão recebendo as suas pensões de aposentação e acumulando-as aos seus salários mensais de Deputados da Nação.

Por: Calros fortes Lopes, M.A:

( A Voz do Povo Sofredor)

As duplas remunerações dos políticos e os seus efeitos na nossa sociedade

Decidimos iniciar esta série de artigos com a apresentação de nomes de alguns Deputados que estão violando os cofres do Estado com duplas remunerações, enquanto milhares de jovens licenciados permanecem no desemprego e vulneráveis psicologicamente. Esses senhores Deputados e outros foram eleitos para proteger o bem estar econômico, financeiro, ambiental, cultural e social no país, estão fazendo tudo ao contrário daquilo que esperava as populações nas ilhas.

A maioria desses eleitos esá a ocupar essas posições políticas para esvaziarem, ainda mais, os cofres deste Estado falido e endividado até ao pescoço. Estas atitudes egoísticas desses políticos estão contribuindo, em grande parte, para relegar a juventude nacional para a desgraça do mundo do alcoolismo, das drogas, da prostituição e da violência urbana. Se não existir carinho e proteção familiar, os nossos filhos serão obrigados a procurar o carinho e a proteção familiar nas ruas onde os marginais são os que melhor sabem aproveitar dessas vulnerabilidades sociais.

As nossas investigações dão-nos conta de que os Deputados Rui Semedo, Felisberto Vieira, Júlio Correia, Carlos Alberto Delgado, Américo Nascimento, todos da bancada do PAICV, e o Deputado, militar de carreira, Francisco Correia (Dotor), do grupo parlamentar do MPD, estão recebendo as suas pensões de aposentação e acumulando-as aos seus salários mensais de Deputados da Nação.

Enquanto isso, o Estado de Cabo Verde, através do Governo, procura apoios financeiros e formas de proteger as populações rurais atingidas pela seca e o mau ano agrícola. Se esses valores acumulados fossem reencaminhados para os cofres do Estado, poderiam ser a solução para a crise de muitas das famílias vítimas da seca que assola o país. Não podemos e nem devemos ignorar o efeito real desta crise rural que terá consequências nefastas nos centros urbanos, com o êxodo dos agricultores, para além do já existente aumento exorbitante dos preços dos produtos alimentícios provenientes de algumas zonas onde ainda existe alguma água, apesar da má concessão das barragens milionárias e falta de manutenção de galerias e outros.

Voltando ao tema das duplas remunerações, convém aqui salientar que, até o momento, não nos foi possível confirmar se o Primeiro Ministro e alguns dos Embaixadores em exercício das suas funções, nesta legislatura, fazem parte desta lista que poderá vir a ser três vezes maior. Neste caso, seriam todos os ex-autarcas a desempenharem outras funções a nível do Governo. Tendo em conta esta carência de informações e porque não somos perfeitos, solicitamos a colaboração de todos, para identificarmos esses senhores com duplas remunerações mensais.

Essas pensões de aposentação que esses Deputados, Diplomatas e Governantes estão acumulando com os seus salários seriam suficientes para colmatar as crises da seca e criar emprego para algumas dezenas de jovens. Com a retribuição dessas pensões, aos cofres do Estado, esses senhores estariam a respeitar o eleitorado e a constituição e contribuir para o bem estar das populações.

Com essas quantias a alimentação e habitação de muitos desses pobres estariam resolvidas e, todos aplaudiríamos o acto, satisfeitos com a atitude solidária dos que solicitaram a confiança das populações, para governarem e protegerem os cofres do Estado e a soberania nacional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau