POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro Abraão Vicente representa Governo na tomada de posse do Presidente de Angola 25 Setembro 2017

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente desloca-se, em representação do Governo de Cabo Verde, esta segunda-feira, 25, à República de Angola, para assistir ao empossamento do novo Presidente daquele país, João Lourenço, numa cerimónia que acontece na próxima terça-feira, 26 de Setembro.

Ministro Abraão Vicente  representa Governo na tomada de posse do Presidente de Angola

Entre a classe politica nacional , esperava-se, no entanto, que o Governo estivesse representado no acto da investidura do sucessor de José Eduardo dos Santos por uma figura com mais peso político no seio do actual executivo de Ulisses Correia e Silva. Isto atendendo as relações históricas e de amizade existentes entre o nosso país e Angola, onde vivem muitos cabo-verdianos.

João Lourenço, recorde-se, foi eleito, com maioria qualificada, para a Presidência da República de Angola, a 23 de Agosto passado, cujos dados foram confirmados pela Comissão Nacional Eleitoral a 6 de Setembro.

Trajectória de João Lourenço

Lourenço, considerado um soldado leal ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) , foi um homem que sempre esteve pronto para assumir "responsabilidades". Já teve várias posições dentro do partido. Foi governador em províncias angolanas, deputado e secretário-geral do MPLA.

Ainda tem ocupado o cargo de Ministro da Defesa de Angola e passou a ser o cabeça-de-lista do MPLA às eleições de 23 de agosto de 2017. Mas a ambição quase lhe custou a carreira política.

A trajetória política de Lourenço é marcada por altos e baixos dentro do partido. Em 2003, quase que caiu numa armadilha. Foi o primeiro a oferecer-se como o sucessor de José Eduardo dos Santos ao mais alto posto de Governo, quando o então Presidente apenas "pensava" em deixar o poder.

Em Dezembro de 2016, o sonho cumpriu-se: foi escolhido pelo partido, como primeiro possível sucessor de dos Santos, por indicação do próprio. Torna-se, assim, o candidato ao posto de Presidente da República Popular de Angola.

CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau