NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde elege corpo directivo 13 Julho 2015

A Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV) acaba de ser criada na Praia com a eleição do corpo directivo que conduzirá os destinos dessa entidade. Iva Cabral foi eleita presidente da Academia enquanto Jorge de Sousa Brito preside o Conselho Académico. No acto, também se prestou homenagem ao promotor falecido Ireneu Fileto Gomes, bem como ao engenheiro Horácio Soares, homem de ciência e formador visionário. Onésimo Silveira foi distinguido com o título de Presidente Emérito.

Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde  elege corpo directivo

Os seus promotores consideraram esse acto “histórico” pelo facto de pela primeira vez em Cabo Verde se constituir uma Academia das Ciências e Humanidades.

“Face aos avanços alcançados pela humanidade no que respeita ao acesso à informação, a construção de sociedades baseadas no conhecimento bem como a interligação entre as ciências e as humanidades, numa lógica de inter e transdisciplinaridade, a ACH-CV constitui um fórum próprio para debate e proposta de soluções das grandes questões de desenvolvimento do país e sua integração dinâmica nas comunidades mundiais ancoradas no valor do conhecimento”, referem os responsáveis em nota.

O plenário que se reuniu na última sexta-feira,10, reconheceu o trabalho do Conselho Académico Instalador, presidido por Onésimo Silveira, na condução da Academia durante a fase da instalação, realçou o papel do poeta Corsino Fortes, um dos promotores da ACH-CV. E constituiu a Academia com 68 membros fundadores, residentes no país e na diáspora, depois de aprovar os seus instrumentos reguladores – Regimento Interno e Regimento Eleitoral.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau