LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Angola: Satélite Angosat 1 entra em órbita em dezembro 01 Novembro 2017

A Angop noticia hoje, 31 de outubro, que o Angosat 1, o primeiro satélite de comunicações de Angola, vai ser lançado no próximo dia 7 de dezembro e entrará de imediato em órbita.

Angola: Satélite Angosat 1 entra em órbita em dezembro

O Angosat 1, o primeiro satélite de comunicações de Angola, garante ao maior país lusófono de África a entrada para o restrito clube de países que têm o seu próprio satélite e estação geoestacionária.

O contrato do Angosat 1 foi assinado entre Rússia e Angola em 2009. Desde então os dois países têm trabalhado em parceria, primeiro para organizar o financiamento do projecto. Obtido este passaram, no final de 2012, à sua aplicação prática. O trabalho sobre o satélite está agora na sua reta final e prevê-se que o lançamento ocorra já dia 7 de dezembro.

A entrada em órbita do Angosat 1 fará com que o sinal das tecnologias de informação e comunicação cubram todo o território angolano, o que estimulará os serviços das operadoras nas zonas onde não há sinal.

Ainda, perspetiva-se que o “sinal do Angosat 1 propiciará outros negócios para o país por ter uma capacidade de iluminação desde a África do Sul até à Itália”.

Pelo menos 80 por cento dos serviços do Angosat 1 serão vendidos a empresas que actuam em Angola e noutros países. O resto dos 20 por cento serão divididos para questões estratégicas e sociais do Estado. Dentre estas, constam os setores da Educação, Saúde e Emprego, designadamente o empreendedorismo de base tecnológica.

Especificações técnicas

Posição orbital: 14.5 E.

Peso: 1, 055 mil kg.

Peso de carga útil: 262, kg.

Potência de carga útil: 3.753 W.

Banda de frequência: Cku.

Número de repetidores: 16C+6Ku.

Vida útil: 15 anos.

Fontes: Angop, Jornal de Angola

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau