CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ano agrícola comprometido no Sul do Fogo: MDR declara estado de emergência 21 Outubro 2014

Os agricultores do Sul do Fogo já perderam esperança num bom ano agrícola. Ainda não choveu na região pelo que, além da colheita estar comprometida, falta pasto para o gado. Perante este cenário desolador, o Ministério do Desenvolvimento Rural decidiu declarar situação de emergência nos municípios de São Filipe e Santa Catarina.

Ano agrícola comprometido no Sul do Fogo: MDR declara estado de emergência

Em localidades como Patim, Forno, Luzia Nunes, Jardim/Batente, Achada Furna, Fonte Aleixo, Roçadas, as plantas do milho e do feijão já secaram e servem de alimento ao gado."Há gente que nem a primeira monda fez. Tudo por culpa de falta de chuvas”, lamenta Silvestre Ribeiro. Melhor sorte não teve quem semeou duas vezes.

"Alguns agricultores deixam os animais à solta para comerem as poucas plantas que restam, caso contrário também perdem o gado por ausência de pasto", afirma o agricultor. Mas se no centro e no sul da ilha o ano agrícola já é dado como perdido, no norte as esperanças continuam a florir.

Nessa região o milho já está no período de floração e formação de espigas. Inclusive muita sapatinha e feijão congo já está nos mercados da cidade de São Filipe que hoje têm mais cor graças à colheita de alguns dos "frutos da terra".

MDR declara estado de emergência

A ministra do Desenvolvimento Rural (MDR), Eva Ortet, reuniu-se com os três presidentes de câmara do Fogo para lhes garantir que o Ministério vai avançar com um plano de emergência de 18 mil contos que vigorará até ao fim deste ano nas ilhas do Fogo, Brava, Santo Antão e São Nicolau.

Este plano prevê acções para facilitar aos criadores de gado o acesso a água, pasto, medicamento, assistência técnica e transporte até os locais onde podem recolher pasto. O segundo plano de emergência, que deverá iniciar em Janeiro e estender-se até Julho de 2015, irá mobilizar água e garantir meios de subsistência às famílias do meio rural.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau