CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Antigo mercado de peixe de São Filipe vai ser reabilitado 22 Setembro 2015

O antigo mercado de peixe de São Filipe, Fogo, construído há seis décadas e agora em avançado estado de degradação, vai receber obras de reabilitação para passar a servir o seu público. Esta medida saiu da última reunião camarária. A falta de equipamentos e a sua localização são as causas indicadas pelas peixeiras e pelos pescadores, ao longo dos últimos anos, para não utilizarem o espaço, embora a realidade mostre que mesmo com a construção do novo mercado, continuam a vender peixe em plena via pública, sem higiene e segurança.

Antigo mercado de peixe de São Filipe vai ser reabilitado

O projecto para reabilitar esta infraestrutura económica, muito degradada e abandonada, está orçado em cerca de quatro mil contos. O financiamento está garantido pela Embaixada dos Estados Unidos da América, sendo que metade do financiamento se destina à aquisição de equipamentos.

O Edil Luís Pires não avança uma data concreta para o arranque dos trabalhos. Explica que “a edilidade começa a formatar uma proposta bem fundamentada para alienar o anexo do mercado de peixe, mas também a Sentina e o Chafariz de Santa Filomena”. Já o Chafariz de Cobom vai ser concessionado à Associação “Minis de Cobom”.

Estas infraestruturas municipais estão, de há muito em estado de degradação. A alienação e concessão visam dar “novos usos aos espaços", segundo Luís Pires que indica que todo o dossiê de venda e concessão será levado à Assembleia Municipal para passar pelo crivo dos eleitos municipais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau