SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Apresentados os resultados da avaliação nacional de riscos de lavagem de capitais e de financiamento do terrorismo 24 Novembro 2017

A Unidade de Informação Financeira, UIF, organiza esta sexta-feira, 24, no Hotel Praia-Mar, um Workshop de Apresentação Pública dos Resultados da Avaliação Nacional de Riscos de Lavagem de Capitais (LC) e de Financiamento do Terrorismo (FT) de Cabo Verde.

Com a avaliação Nacional de Riscos de LC e FT pretende-se identificar quais os setores que apresentam riscos potenciais mais elevados e quais os que, porventura, possam apresentar um risco mais baixo, de modo a que seja possível dar uma resposta adequada para atenuar ou, eventualmente, mitigar tais riscos.

O evento visa ainda ter boa análise e compreensão dos riscos de LC/FT, analisar as vulnerabilidades, as ameaças e os pontos fortes em relação à prevenção e repressão da LC/FT, saber como e para onde dirigir os esforços na luta contra LC/FT, maximizar os recursos e procurar ser eficaz e eficiente na luta contra esses fenómenos.

De realçar que em 2007 o país foi submetido a Avaliação Mútua, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), para verificar o nível de conformidade do seu sistema Anti Lavagem de Capitais (LC) e Combate ao Financiamento do Terrorismo (FT). A partir de 2009 começou a ser submetido ao processo de seguimento/acompanhamento, com observância das 40+9 Recomendações do GAFI.

Todavia, em fevereiro de 2012 as recomendações do GAFI foram alteradas e introduziu­ se uma nova recomendação, chave, a Recomendação 1, que consiste na obrigatoriedade de os países efetuarem uma Avaliação Nacional de Riscos de LC/FT (ANR).

Por este motivo, em 2016, Cabo Verde iniciou o processo de ANR, e tem contado com a assistência técnica-financeira do Banco Mundial e do GIABA, respetivamente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau