ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Aprovado o Plano Estratégico Nacional de Água e Saneamento 12 Janeiro 2015

O Governo aprovou o Plano Estratégico Nacional de Água e Saneamento (PLENAS) em Cabo Verde, numa iniciativa que passa por assegurar o direito de todos os cidadãos à água e promover a melhoria integrada das condições do seu abastecimento, bem como de saneamento e higiene dos cabo-verdianos, salvaguardando o uso sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente.

 Aprovado o Plano Estratégico Nacional de Água e Saneamento

"O Plano Estratégico Nacional de Água e Saneamento estabelece, por exemplo, a meta do acesso a um mínimo de 40 litros de água por pessoa em cada dia, e o desincentivo de consumos superiores a 90 litros de água por pessoa, bem como, a redução das distancias para níveis não superiores a 10 minutos de percurso para aqueles que não dispõem de ligações domiciliares", explicou o porta-voz do Conselho de Ministros, Démis Lobo.

O diploma estabelece ainda o objectivo de atingir um nível de custo de água que não possa constituir factor limitativo de uso para as pessoas em condições sócio-económicas menos desfavorecidas.

"A sua implantação deverá ser objecto de um processo de monitorizarão e avaliação, permitindo obter os elementos necessários para que o PLENAS possa ser actualizado periodicamente", avança Démis Lobo.

O Plano Estratégico Nacional de Água e Saneamento foi aprovado na última reunião do Conselho de Ministros, realizada na ultima quinta-feira, 08 de Janeiro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau