ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Arfa e produtos alimentares: Preço do milho aumenta 7 por cento 04 Novembro 2017

O Observatório do Mercado da Agência Reguladora dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) revela que, entre os meses de Julho e setembro de 2017, o preço do milho nacional aumentou 7,1% no período em referência. Mas o mesmo estudo avança que os custos dos restantes Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN) permaneceram relativamente estáveis em Cabo Verde.

Arfa e produtos alimentares: Preço do milho aumenta 7 por cento

O documento a que este jornal teve acesso indica que no grupo dos cereais e dos feijões, a variação do preço médio no período foi de 0.9%. Já no açúcar, leite e óleo, a oscilação foi de -1.2%, 0.4% e 0.3%, respectivamente.

A ARFA salienta, no entanto, que o aumento mais sindicato registado nos preços aconteceu no milho local. «Comparado o preço médio do III trimestre com o do trimestre anterior, o destaque (aumento nos custos) também vai para o milho local (+13.2%). Entretanto, a nível de cereais se observa no período um aumento de apenas 1.6%. Nos feijões regista-se um acréscimo de 2.1%», lê-se no mais recente observatório do mercado.

Para a ARFA, face ao trimestre homólogo, é de sublinhar uma queda de 3.0% no preço médio dos cereais no III trimestre, destacando-se a redução de 9.2% no milho 2ª e 4.1% na farinha de trigo. «Nos feijões, o preço médio regista no período uma baixa de apenas 0.5%, com o aumento no feijão sapatinha equilibrado pela queda no feijão bongolom», refere o estudo em pareço.

De salientar que a Análise Trimestral dos Preços Nacionais é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços nacionais de produtos alimentares básicos. É feita com base no Observatório do Mercado da ARFA, cuja recolha de dados é realizada semanalmente pela ARFA e MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente. Segundo a reguladora, trata-se de uma Análise editada desde o I trimestre de 2010, com uma divulgação restrita até o IV trimestre de 2012.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau