NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Arqueólogos de Cambridge pesquisam espólio monumental da Cidade Velha 02 Dezembro 2014

Uma equipa de sete arqueólogos da Universidade de Cambridge (Inglaterra), liderada por Christopher Evans, está a fazer escavações para pesquisar o espólio monumental da Cidade Velha. A investigação, que acontece durante duas semanas, é acompanhada pelo guia Francisco Monteiro, um dos homens que melhor conhece o Berço da Nação cabo-verdiana.

Arqueólogos de Cambridge pesquisam espólio monumental da Cidade Velha

A pesquisa centra-se em dois pontos de enorme interesse: os restos da igreja de Nossa Senhora Conceição – templo do séc. XV/XVI, a mais antiga igreja que foi construída na Ribeira Grande e onde existe um projecto privado para aí erguer um ecomuseu – e nos baluartes filipinos de Santo António, do séc. XVIII, integrados na linha de defesa da Fortaleza Real de S. Filipe.

As escavações evidenciam a importância com que o mundo acompanha a Cidade Velha, cujo espólio deve ser rigorosamente salvaguardado, dado que se trata de um sítio Património Mundial da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Depois dessas investigações, os achados estarão em exposição pública.

Segundo a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago(CMRGS), que apoia esta pesquisa a par da Curadoria da Cidade Velha e do Instituto de Investigação e Património Culturais (IIPC), as sucessivas investigações concretizadas na Cidade Velha, por especialistas estrangeiros, têm revelado significantes vestígios, nomeadamente os do velho almoxarifado destruído numa das investidas de Francis Drake e do antigo cais de Ribeira Grande.

“Para preservar este espólio, ele tem voltado a ser subterrado, mas começam a existir condições para colocá-lo às vistas de quem o quiser contemplar, o que muito valoriza o interesse histórico e turístico da cidade”, diz a CMRGS para quem no Berço da Nação cabo-verdiana existem numerosos tesouros de incalculável valor histórico.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau