Retratos

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Artista cabo-verdiano António Firmino leva exposição de pintura a Lisboa 22 Outubro 2017

O artista cabo-verdiano António Firmino promove, até 18 de Novembro, uma exposição de pintura, no Centro Inter-Cultura-Cidade, na nova galeria-oficina desta associação, sita nº 10 da Travessa do Convento de Jesus, em Lisboa, Portugal. A abertura oficial da mostra aconteceu ontem, sexta-feira,20.

Artista cabo-verdiano António Firmino leva exposição de pintura a Lisboa

António Firmino, que também toca o violão e é esposo da cantora Ana Firmino, nasceu na cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde. Pintor por vocação, há mais de duas décadas que o mesmo se assume como artista plástico autodidacta que “inventa a sua própria técnica a cada pincelada”.

Conforme revela, a sua pintura foi, desde cedo, muito marcada por uma forte relação com a terra e o imaginário de Cabo Verde - a música, quer com instrumentos tradicionais de cordas usados nas mornas em serenatas e coladeiras, quer com tambores utilizados no cola sanjon e nas batucadas do carnaval, está sempre presente.

A pobreza, a seca, a natureza das ilhas, as festas tradicionais, os atos religiosos, paisagens marinhas, algumas cenas históricas de naufrágios, retratos, entre outros, são os aspetos que surgem com frequência na temática estabelecida e dentro de uma ordem muito pessoal do pintor.

Firmino dá, nas suas obras, especial destaque para a vida nocturna mindelense, com ênfase na “joie de vivre”, numa forma de estar com características do povo de Cabo Verde, maneira de combater e esquecer os problemas do quotidiano.

Vale a pena ver as obras, que vão estar patentes ao público até 18 de Novembro Próximo, no Centro Inter-Cultura-Cidade, na nova galeria-oficina desta associação, sita nº 10 da Travessa do Convento de Jesus, em Lisboa, Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau