INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Atiradora-suicida feriu três e lançou pânico no You Tube — que lhe devia dinheiro e censurava conteúdos 04 Abril 2018

A polícia revelou, esta quarta-feira, que Nasim Najafi Aghdam, de 39 anos, é a atiradora responsável pelo tiroteio desta terça-feira, iniciado às 12H45 (mais 6H em Cabo Verde), que feriu três pessoas –um homem de 36 e duas mulheres de 32 e 27 anos – no edifício que sedia o You Tube, em San Bruno, Califórnia. Motivo aparente: "zanga", por "discriminação" e "censura".

Atiradora-suicida feriu três e lançou pânico no You Tube — que lhe devia dinheiro e censurava conteúdos

Segundo as primeiras informações, o funcionário do You Tube que foi o primeiro a ser atingido seria namorado da atiradora-suicida, mas esta é uma versão controversa. Em comunicados posteriores, as autoridades referiram também que a pista terrorista é pouco provável.

As notícias desta manhã de quarta-feira estão a indicar ser pouco crível a versão de que terá sido uma briga conjugal a despoletar este tiroteio. É mais provável que a atiradora não conhecia nenhuma das vítimas de mais um tiroteio, que nesta terça-feira ao início da tarde levou a retirar do edifício do You Tube as mais de mil pessoas que ali trabalham.

A mulher entrou no edifício, que tem acesso livre ao público, armada com um revólver de 9mm com o qual “disparou umas vinte balas”. Logo no átrio atirou sobre o homem, que segundo as autoridades, é o único em estado muito grave, depois sobre várias pessoas — duas delas estão hospitalizadas — e por fim suicidou-se.

Pai avisou a polícia – que não comenta

Umas dez horas antes do tiroteio, o pai de Nasim, Ismail Aghdam, alertou a polícia para a possibilidade de a filha estar a dirigir-se para a sede do You Tube, segundo o mesmo disse à imprensa.

Nasim “andava revoltada porque a empresa (You Tube) devia-lhe dinheiro de vídeos”. Quando a partir de sábado ela saiu de casa em San Diego e não atendeu mais o telemóvel, a família temeu o pior. 48 horas depois de ficarem sem poder contactá-la, o pai na segunda-feira registou na polícia o seu desaparecimento.

Às duas da manhã de segunda para terça a família recebeu uma chamada da polícia. Segundo o pai, disseram-lhe que Nasim tinha sido encontrada a dormir no carro, num estacionamento em Mountain View. A localidade dista 750 km de San Diego e escassos 40 km de San Bruno, que viria a ser o cenário fatal.

Ismail Aghdam garantiu à imprensa que foi então que alertou a polícia sobre a possibilidade de Nasim estar a dirigir-se ao You Tube –para o pior. Sobre esta versão a polícia de Mountain View, contactada pelo Washington Post, não comentou.


Criativa, geria website e entrou em conflito com You Tube

Um website no nome de Nasim (www.nasimesabz.com) encontra-se ativo. Alguns vídeos que ela publicou no famoso You Tube registam milhões de visualizações. Os temas variam entre o estilo de vida "vegan" e a defesa de animais.

Entre as mensagens mais recentes, está uma em que se indigna por ter recebido $0.1, ou seja, um cêntimo de dólar pelos últimos vídeos que postou.

Noutras, queixa-se de que o You Tube atenta contra a liberdade de expressão e que está a “eliminar os criadores de conteúdos”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau