CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Auditório Padre Pio Gottin será inaugurada brevemente na ilha do Fogo 21 Setembro 2017

O Auditório “Padre Pio Gottin”, assim baptizado em memória do padre capuchinho, será inaugurado no próximo dia 29 de Setembro, em Cutelo de Açucar, São Filipe, ilha do Fogo. O Auditório é sim inaugurado, 18 anos após a morte do missionário, em Boston, Estados Unidos.

Auditório Padre Pio Gottin será inaugurada brevemente na ilha do Fogo

Desenhado pelo arquitecto italiano Gianni Arnaudo de Cuneo, o auditório simboliza, segundo o Padre Ottavio Fassano, confrade do patrono da infraestrutura, “as raízes históricas e humanas do Arquipélago de Cabo Verde”.

Assim, na sua arquitectura o edifício recorda a proa dos navios que trouxeram para Cabo Verde os escravos que depois seriam vendidos nas Américas. Ao mesmo tempo, ao lembrar a história de libertação do povo cabo-verdiano, o espaço almeja ser um fórum de diálogo com o mundo “para que as nossas novas gerações saibam construir e desenvolver, não só com palavras, mas com actos concretos e com abertura de mente e coração, um mundo mais fraterno, solidário e de maior justiça”, diz o Padre Ottavio Fassano.

Funcionando nestes moldes, o Auditório “Padre Pio Gottin” representará “um profundo impulso para um futuro de um Cabo Verde mais humano, social e uma vivência mais consciente na liberdade e na justiça”, acredita o Padre Fassano. Fiel a este objectivo, o programa de inauguração do edifício, que ocupará dois dias, integra um conjunto de atividades de cariz sociocultural.

O acto será presidido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos e contará com uma intervenção do Ministro da Cultura na cerimónia de abertura.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau