POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Autarcas cabo-verdianos reúnem-se em Santo Antão para debater o funcionamento dos Municípios 08 Dezembro 2017

Os presidentes de Câmara e de Assembleias Municipais de Cabo Verde reúnem-se, esta sexta-feira, 08, em Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), na cidade da Ponta do Sol.

Autarcas cabo-verdianos reúnem-se em Santo Antão para debater o funcionamento dos Municípios

“Acolhemos com muita satisfação a realização do ‘encontro maior’ da ANMCV no nosso concelho, que vem no sentido da descentralização das reuniões, desde sempre defendida pela Associação” disse à Inforpress o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, anfitrião do encontro, destacando a “oportunidade que é dada aos autarcas de outros concelhos de conhecerem de perto os nossos avanços e as nossas dificuldades”.

Segundo Orlando Delgado, “vai ser um momento importante em que vão ser aprovados os principais instrumentos da ANMCV” e discutidos vários outros assuntos importantes para os municípios, em particular, e para Cabo Verde, em geral, como é o caso, por exemplo, da discussão dos “direitos de passagem”, com a participação do presidente do Conselho de Administração da Electra.

“Espero que a ‘declaração de Ponta do Sol’ traga muitos benefícios para Cabo Verde” disse Orlando Delgado, reiterando a importância desse encontro que terá lugar na mais recente unidade hoteleira em funcionamento na cidade da Ponta do Sol.

“O Programa do Governo para a mitigação dos efeitos do mau ano agrícola e seca” será o primeiro tema a ser debatido nesse encontro, com apresentação do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, logo seguido da “apresentação das regras e procedimentos de contratação pública”, pelo representante da Autoridade Reguladora das Aquisições Pública (ARAP).

Conforme a mesma fonte, a apresentação de algumas empresas fecha o programa da parte da manhã e a tarde será preenchida pela “apresentação do Projeto do Balcão Único”, pela gestora da Casa do Cidadão, Mayra Silva, além da “socialização, discussão e esclarecimentos sobre o dossier ‘Casa para todos – Classe A’” pelo representante do IFH e pelo representante do Ministério das Finanças, entre outros assuntos.

A apresentação, o debate e a aprovação dos instrumentos de gestão (plano de actividades e orçamento) para 2018 integra, igualmente, a ordem-do-dia desse encontro, cuja cerimónia de abertura deverá ser presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de acordo com o programa a que a Inforpress teve acesso.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau