CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Autoridades de Santo Antão desafiam agricultores e criadores a produzirem com mais qualidade 18 Junho 2016

As autoridades da ilha de Santo Antão, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto Novo e o Ministério da Agricultura, desafiaram os agricultores, produtores e criadores da ilha a se unirem para fazerem os seus produtos chegar em outros mercados como Sal e Boa Vista e com maior qualidade. O repto foi lançado na abertura da XII edição da Feira dos Produtos Agrícolas de Santo Antão (FEPASA), que acontece na cidade do Porto Novo.

Autoridades de Santo Antão desafiam agricultores e criadores a produzirem com mais qualidade

Tanto Joel Barros, actual delegado do Ministério da Agricultura no concelho do Porto Novo, como Rosa Rocha, presidente da Câmara Municipal, foram unânimes em afirmar que ainda existem constrangimentos - sobretudo no que diz respeito ao acesso ao crédito às ligações marítimas - que impedem os produtos de chegar a esses mercados com regularidade. Mas acreditam, por outro lado, que se houver união dessas classes, o trabalho fica mais facilitado.

“Estou convencido de que as autoridades nacionais estão a par dos problemas que afectam essas classes e vão criar todas as condições para os minimizar e fazer com que os produtos desta ilha chegem novos mercados”, afirmou Joel Barros, que desafiou os agricultores e produtores a apostarem na assinatura de contratos com os “rabidantes” e operadores do sector do turismo pois, só assim, haverá garantia de que os seus produtos vão chegar a esses mercados com regularidade.

Rosa Rocha realçou ainda que o sector agrícola sempre foi o motor da economia da ilha. Graças aos investimentos feitos nos últimos anos foi possível aumentar a produção, que resulta na diversificação dos produtos que estão expostos na feira. Lamentou apenas que, apesar desses investimentos fetios, o embargo imposto aos produtos agrícolas de Santo Antão ainda não esteja levantado a 100 por cento.

PN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau