CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Autorizada a apanha de areia temporariamente na Praia Fonti Bila 27 Julho 2017

A autoridade Marítima da Ilha do Fogo e a Direcção Geral do Ambiente levantaram a interdição da apanha da areia na Praia Fonte Bila, em São Filipe. A medida está a suscitar nova polémica. Para uns, esta decisão constitui um alívio ao sector da construção civil na ilha, mas para outros constitui um “desrespeito à natureza”, isto devido ao impacto negativo que a extracção desenfreada dessa inerte tem causado ao ambiente, com o agravante da mesma praia funcionar como um local para a desova de tartarugas.

Autorizada a apanha de areia temporariamente na Praia Fonti Bila

O levantamento da interdição de apanha de areia no referido local, por um período de duas semanas, tem por finalidade evitar que obras de construção civil sejam paralisadas, por mais tempo, no concelho de S.Filipe.

Segundo apurou este jornal, cada proprietário de camião ou de outras viaturas que fazem o transporte de inertes tem direito de retirar apenas uma carga no período de 24 horas. Assim, vai ser autorizada a extracção de uma média de 30 a 40 carradas por dia.

Dizem as autoridades que o tempo é curto, mas suficiente para poder abastecer o mercado de construção civil local, sem pôr em causa a praia de Fonte Bila - dará para a retoma dos trabalhos da construção no concelho.

Para uns, esta decisão constitui um alívio ao sector da construção civil na ilha, mas para outros constitui um “desrespeito à natureza”,. Isto devido ao impacto negativo que essa extracção da área poderá causar ao ambiente, com o agravante de Fonte Bila ser um local de desova de tartarugas.

Dados estatísticos da Agência Marítima Portuária (AMP) indicam que, anualmente, mais de 10 mil metros cúbicos de areia são extraídos da praia de Fonte Bila e a tendência é para aumentar de ano para ano, isto é, à medida que aumentam as construções na cidade dos Sobrados no Fogo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau