ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Avelino Bonifácio: "Chegou a vez da ilha do Maio" 16 Setembro 2014

A Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM) tem em negociações novas propostas de investimento para o Maio, anunciou o presidente desta organização, Avelino Bonifácio. "Depois de uma maior concentração na Boa Vista, é chegada a vez do Maio", sublinha Avelino Bonifácio, avançando apenas que há interesses de alguns grupos angolanos, asiáticos e europeus.

Avelino Bonifácio:

Avelino Bonifácio não avança nomes de projectos em concreto, nem quem são os investidores com quem a SDTIBM está a negociar. Limita-se a dizer que são investimentos estruturantes que irão potenciar o sector turístico no Maio, muito ofuscado com o boom da ilha da Boa Vista. "A nossa maior aposta agora é contribuir para dar uma certa dimensão ao turismo na ilha", frisa antes de anunciar que "chegou a vez do Maio, após a concentração na ilha da Boa Vista".

Um contributo que só será possível, segundo o PCA da SDTIBM, com investimentos de grande dimensão: "Não será com algumas dezenas de quartos que o turismo na ilha vai arrancar. Precisamos de centenas de quartos e ter perspectivas de alguns milhares para poder viabilizar as acessibilidades externas – Porto e aeroporto -, mas também os serviços de energia, água e saneamento".

Daí a necessidade de intermediar mais parcerias público-privadas, que incluam soluções de financiamento e investimentos estruturantes. Isto porque o desenvolvimento turístico só acontece quando são criadas condições básicas para atrair investidores, sublinhou Bonifácio. Aponta o interesse de um grupo angolano, que já manifestou formalmente a sua vontade de investir na ilha, aguardando apenas que seja equacionada a questão da acessibilidade.

Avelino Bonifácio não adianta os montantes envolvidos neste projecto angolano. Anuncia entretanto outros investimentos para estimular a actividade económica da ilha do Maio cujos financiadores chegam da Ásia, Europa e de África. Caso estes investimentos sejam implementados, augura o presidente da SDTIBM, "irão transformar completamente a ilha".

“Uns são projectos de grande dimensão, com capacidade para fazer a ilha virar a esquina em termos do seu desenvolvimento turístico. Um outro é de relativa pequena dimensão, mas muito interessante, com soluções sustentáveis de energia, água e ligação marítima com Santiago”, ressalva Bonifácio que receia, entretanto, que “uma visão demasiadamente proibitiva, ao invés de preventiva e correctiva, dos técnicos do ambiente” possa impedir este último projecto.

Avelino esteve na ilha do Maio, acompanhado de administradores e técnicos da SDTIBM para uma missão de trabalho. Esta é a primeira visita do actual Conselho de Administração, que aproveitou para reunir com a equipa da Câmara Municipal local para perspectivar o plano de actividades para 2015.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau