NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

BMW ou ética: escolher é preciso… ou não? 27 Agosto 2017

O imperativo da lei é o que nos guia no estado de direito, certo? Daí ser estranho que o país discuta se um “presidente de câmara” pode ou não pode comprar para si a marca e modelo preferidos não com o dinheiro ganho com o suor do seu rosto, mas com o dinheiro dos contribuintes.

Por: Matilde Segredo

BMW ou ética: escolher é preciso… ou não?

A escolha entre um BMW e um Brahms, ou até um CD do Rei da Morna, ou da Pop – comparáveis pela excelência, como no anúncio em que a marca alemã associa o BMW e a música de Igor Stravinsky — , é do foro privado.

Quando muito, a preferência – exercida por quem pode escolher comprar a mais perfeita obra saída das mãos do "homo faber" — pode ser censurada ou elogiada segundo critérios de bom senso e bom gosto.

“Um desses raros privilegiados”, segundo o referido anúncio, do BMW (foto), pode até optar pelas duas aquisições, que ninguém tem nada a ver com isso. Isto claro se o dinheiro for seu.

Pode com o dinheiro seu optar, com ética ou não.

Mas quando o dinheiro é público, há regras próprias. Daí que seja algo estranho que o país esteja a discutir se um “presidente de câmara” pode ou não pode comprar para si a marca e modelo preferidos não com o dinheiro ganho com o suor do seu rosto, mas com o dinheiro dos contribuintes.

O imperativo da lei é o que nos guia no estado de direito ou não?

É claro que sempre podemos perguntar se esta pergunta já não vem tarde. Quantas marcas topo de gama pagas com dinheiro público, para usos privados, não estão há anos a circular pelas nossas rodovias?

Pós-escrito: “Presidente de câmara” como uma provocação para o próximo debate. Próxima remodelação administrativa no país: que tal substituir “presidente de câmara” por “presidente de junta de freguesia” que integraria um dos seis supermunicípios — SA, SV, ST, SN e Sal, Fg e Br, BV e M— no novo mapa?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau