SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Bairro Craveiro Lopes abandonado pela Câmara da Praia: Munícipes lançam manifestação de protestos neste Domingo através das redes sociais 28 Maio 2017

Residentes do bairro Craveiro Lopes, na Cidade da Praia, lançam, a partir deste Domingo,28, aquilo que consideram ser a manifestação de protesto através de redes sociais. O objectivo é protagonizar uma contestação virtual - com imagens, posts e cartazes - contra o facto de o bairro em causa ter sido votado ao abandono pela Câmara Municipal da Praia. É que, segundo os subscritores do manifesto, os moradores querem celebrar, neste domingo, o 63 º aniversário da zona Craveiro Lopes, mas criticam que “infelizmente” por causa da situação referida estão sem motivos para grandes festejos - como acontecera nos anos anteriores, designadamente por ocasião do cinquentenário da zona em 2004 e, em 2012, com o evento Minis di Bairro”.

 Bairro Craveiro Lopes abandonado pela Câmara da Praia:  Munícipes lançam manifestação de protestos neste Domingo  através das redes sociais

O manifesto de protesto é subscrito por quatro associações locais - Movimento Pró-Kultura,Associação Desportiva do Bairro Craveiro Lopes, Associação Carnavalesca Grupo Vindos de África e Escola Multi-Arte e Promotora de Evento.

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, descrevem que, desde a a inauguração do bairro em 28 de Maio de 1954, o convívio entre os seus residentes tem sido marcado pelo espírito de solidariedade, amizade, união e ambição. “ Mas lamentavelmente, no decurso dos últimos anos, por razões de natureza vária, o bairro Craveiro Lopes parece ter sido relegado ao abandono e tratado com muita falta de respeito”, contestam

Os subscritores do documento apontam como sua principal inquietação, a inexistência de programas de requalificação urbana da Câmara Municipal da Praia, sobretudo no que concerne à construção de infra-estruturas locais.

“A Praça local e as ruas se encontram em estado avançado de degradação. O nosso polivalente, que no passado foi património da ADESBA e servia como instrumento para a formação de gerações de melhores jogadores de basquetebol de Cabo Verde e para a ocupação dos tempos livres dos jovens, foi transformado em polidesportivo ao serviço daqueles que podem pagar. O nosso emblemático Cinema “Sibéria” foi concedido à Igreja Católica, quando ali se poderia, numa parceria público-privado, edificar um Centro Cultural e de Negócios com impacto nos rendimentos das famílias do bairro e de toda a Achadinha”, denunciam.

História e potencialidades

Perante esta situação, os líderes sociais do bairro apelam a todos os residentes no país e na Diáspora no sentido de fazerem o uso do direito de cidadania, participando numa manifestação virtual nas redes sociais neste domingo, 28, através de post de mensagens, imagens e cartazes. Tudo em protesto à Câmara Municipal de Óscar Santos, que tem votado o bairro Craveiro Lopes ao abandono.

Bairro Craveiro Lopes tem uma história longa e rica, sobretudo após o desastre da Assistência. Na actualidade é conhecido por ser detentor de equipas desportivas e atletas de renome, de grupos culturais e de Carnaval de peso no contexto nacional.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau