ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Baixa nos custos de combustíveis a partir desta segunda-feira 01 Maio 2017

Os preços de combustíveis, com destaque para gás butano que sofreu uma descida mais expressiva, ficam mais baratos, a partir desta segunda-feira,01, em Cabo Verde. A medida é da Agência de Regulação Económica (ARE), que fixa novos preços máximos dos combustíveis, a vigorarem até 31 de Maio no país.

Baixa nos custos de combustíveis a partir desta segunda-feira

Conforme a nova tabela, a gasolina passou a ser vendido 115,80 ECV por litro e o gasóleo normal passou a custar 89,90 ECV/L. Já o gasóleo para electricidade desceu para 75,40 ECV/L e o para o sector marinho fixou-se em 63,40 ECV/L. O petróleo custa agora 77,90 ECV/L e o fuel 380 baixou para 48,60 ECV/L e o fuel 180 ficou 56,20 ecv/L.

Segundo a ARE, a baixa mais expressiva nos preços aconteceu com o gás Butano. Este passou a ser vendido a granel por 121,70 ECV/L, sendo que as garrafas de 3 Kg passaram a custar 347 ECV; as de 6kg, 730 ECV; as de 12,5 kg, 1.521,00 ECV e as de 55 kg, 6.692 ECV/Kg.

A fazer fé na nova tabela de custos de combustíveis, em termos percentuais, os preços do gasóleo normal, gasóleo eletricidade e gasóleo Marinha diminuíram 3,33%, 3,83% e 4,08%, respetivamente. Os preços da Gasolina e do Petróleo baixaram 0,43% e 2,62%, respetivamente, enquanto os do fuel 380 e do fuel 180 reduziram 4,33% e 3,93%, respetivamente. O gás butano registou uma redução mais expressiva de 7,73%.

Agência de Regulação Económica de Cabo Verde fundamenta que, de acordo com os dados publicados no “Platts European Market Scan e LPGasWire”, os preços de combustíveis nos mercados internacionais, cotados em US$/tonelada, registaram uma evolução pouco significativa em termos de média do mês de Abril comparado ao período anterior, com exceção feita ao Butano. «A média da cotação diária do EUR/USD, no mês de Abril, evidenciou uma ligeira apreciação de Euro face ao dólar americano (0,42%), com reflexo na evolução dos preços dos combustíveis a nível nacional, dado que a matéria-prima é negociada em dólares», lê-se na nota justificativa.

Conclui a instituição que a evolução internacional dos preços de combustíveis, «conjugada com a apreciação do euro face ao dólar americano, determinaram a evolução dos preços no mercado nacional, nomeadamente a redução dos preços de todos os combustíveis líquidos e uma diminuição mais acentuada do preço do Butano».

A ARE faz questão de informar que os novos valores do parâmetro-CP (custo de aquisição do produto) e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados vão vigorar a partir desta-segunda feira, 01, até 31 de Maio de 2017. É que, segundo lembra, os preços dos combustíveis passaram a ser fixados mensalmente, desde a última actualização efectuada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau