CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Baleia encalhada na Pontinha de Janela 08 Setembro 2017

Uma baleia branca de cerca de vinte metros foi avistada a boiar a poucos metros da praia de Pontinha de Janela (foto) nesta manhã de quinta-feira, 7, onde aconteceu depois o seu encalhe, conforme as previsões das autoridades locais.

Baleia encalhada na Pontinha de Janela

Segundo as primeiras informações colhidas no local, a baleia foi avistada a boiar em alto-mar. Devido às ondas que quebravam no local, o trabalho das autoridades foi dificultado.

Ao final da tarde, a remoção ainda não tinha acontecido. Notava-se a presença de dois botes perto do cetáceo morto. Logo que a remoção aconteça, a previsão é que, como é habitual, o cetáceo irá ser enterrado de imediato.

Morte de baleias, fenómeno “comum” e inexplicável

Tem sido notícia entre nós o encalhe de baleias, por vezes com bem sucedidas operações de salvamento, outras vezes com mortes que continuam sem explicar.

Enquanto os cientistas não explicam o fenómeno, proliferam "teorias": falta de alimento, desorientação, sobrepopulação, aquecimento das águas ou outra razão que ponha em causa o equilíbrio do ecossistema.

Outras hipóteses aventadas incluem desde lesões, designadamente a nível do sistema nervoso central, seja causadas por parasitas seja causadas por sonares de submarinos e navios militares.

Fonte no local. Foto: A semana

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau