ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Banco Mundial vai investir 25 milhões de dólares em Cabo Verde 11 Maio 2016

O Banco Mundial pretende investir cerca de 25 milhões de dólares no próximo ano em Cabo Verde. Esta garantia foi transmitida ao Governo pela directora de operações da instituição para países como Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mauritânia, Louise Cord, que lidera uma missão ao país.

Banco Mundial vai investir 25 milhões de dólares em Cabo Verde

A responsável explicou que o objectivo do Banco Mundial é ajudar a definir os projectos a serem financiados e adiantou que a instituição está interessada em apoiar as acções na área da estabilidade macroeconómica, redução do peso do Estado, desenvolvimento do sector privado e criação de emprego para os jovens mais vulneráveis.

Já o ministro das Finanças, Olavo Correia, considerou que este apoio do Banco Mundial ao país "é decisivo", quer em termos financeiros, quer em termos de assistência técnica, no projecto de reforma da economia que se pretende executar no país. "O apoio que queremos do Banco Mundial é no sentido de nos ajudar a reformar a economia. Queremos ter uma economia competitiva, um ambiente de negócios de excelência, uma máquina pública ’pro-business’, instrumentos propiciadores de um ambiente de inovação e criatividade, de produção e de exportação", disse o governante.

O titular da pasta das Finanças acrescenta ainda que "o país não pode continuar a ter o investimento que teve nos últimos anos em matéria de formação de capital fixo", referindo-se ao investimento em infraestruturas registado nos últimos anos. Desde modo, o objectivo é criar um "quadro macroeconómico estável, um país seguro, viável e que seja atractivo para investimentos nacionais e estrangeiros".

O Banco Mundial tem ainda no país uma carteira de investimentos nos sectores da eletricidade (66%), Transportes (24%) e Pescas (10%).

C/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau