ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Bancos ingleses sob pressão para fechar contas de imigrantes ilegais 25 Setembro 2017

A solução da primeira-ministra britânica para conter a pressão imigratória é criar um “ambiente hostil” aos ilegais no país. Os bancos têm de, a partir de janeiro próximo, passar a pente fino 70 milhões de contas bancárias à procura de clientes imigrantes indocumentados.

Bancos ingleses sob pressão para fechar contas de imigrantes ilegais

“O Ministério do Interior espera identificar seis mil pessoas cujo visto expirou, requerentes de asilo com pedidos indeferidos e delinquentes estrangeiros, no decurso do primeiro ano dos controlos, que irão realizar-se todos os trimestres”, escreve nesta sexta-feira 22 o diário inglês ‘Guardian’.

As contas bancárias de pessoas do grupo visado serão bloqueadas ou fechadas. O objetivo assumido é mesmo tornar a estadia no Reino Unido difícil e assim encurtá-la o mais possível.

O bloqueio das contas bancárias com elevados montantes “irá incentivar muitos a sair do país de modo voluntário”, tanto mais que podem recuperar o seu dinheiro logo que estiverem fora do Reino Unido.

Inquietante Brexit

A medida visa igualmente cidadãos da União Europeia, segundo estes têm denunciado a órgãos de comunicação social. Por exemplo, o ‘Le Figaro’ dá conta que membros da comunidade francesa residente no Reino Unido receberam avisos dos bancos a informar das mais recentes mudanças, pelas quais a eligibilidade para abrir uma conta bancária vai depender da situação imigratória do cliente.

Fontes: referidas. Foto do site do Barclays Bank, instituição financeira que avisou clientes da União Europeia sobre as mudanças que podem atingi-los, dependendo do seu estatuto imigratório.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau