ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Barragens de Salineiro e Saquinho recebem primeiras chuvas 25 Agosto 2015

As barragens de Salineiro na Ribeira Grande de Santiago e de Saquinho em Santa Catarina são as que receberam mais água das chuvas que caíram entre Sábado e esta Segunda-feira na ilha. Por aquelas bandas chove intensamente, renovando a esperança dos homens do campo que já estavam agastados com a demora da queda das precipitações.

Barragens de Salineiro e Saquinho recebem primeiras chuvas

As três outras barragens - Figueira Gorda (Santa Cruz) e Poilão (São Lourenço dos Órgãos) e Faveta(São Salvador do Mundo) - também estão a receber as suas primeiras cheias para felicidade das populações. Os campos estão a cobrir-se de verde em toda a ilha-maior do país com o germinar das culturas do milho e o pasto indispensável para o gado.

De acordo com Alcides José Moreira da Horta, um dos administradores da Sociedade Nacional de Engenharia Rural e Florestas – Entidade Pública Empresarial (SONERF) e responsável pela gestão das infraestruturas hidráulicas, todas as barragens de Santiago receberam as primeiras cheias ao longo do fim-de-semana.

Sem precisar a quantidade de água que cada barragem recebeu, Alcides Horta diz ainda que a chuva destes três dias permitiu recarregar as zonas freáticas, alimentando as perfurações (poços e furos) para alívio dos agricultores e da população do interior de Santiago que, em muitos lugares, já está à monda.

AN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau