CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Boa Vista: Bofareira e Povoação Velha pedem luz eléctrica 24 horas por dia 04 Setembro 2014

Os povoados de Bofareira e Povoação Velha, ilha da Boa Vista, continuam à espera de fornecimento de luz eléctrica 24 horas por dia. A energia continua a ser assegurada pela Câmara Municipal local até à meia-noite através de um gerador. Este serviço representa uma retirada anual de cerca de 10 mil contos dos cofres municipais. A edilidade cobra responsabilidades ao governo nesta matéria.

Boa Vista: Bofareira e Povoação Velha pedem luz eléctrica 24 horas por dia

De acordo com Abel Ramos, que responde agora pela pasta de Água e Energia, o fornecimento de luz às duas povoações tem sido feito através de um gerador até à meia-noite. A partir deste horário as duas localidades ficam às escuras. Um entrave ao desenvolvimento dos povoados, no entender do vereador. É que sem luz “ninguém ousa fazer ali qualquer tipo de investimento”.

"Esta situação tem que ser resolvida o quanto antes", considera Abel Ramos, "não só porque os moradores ficam sem alternativas de investimento e sem muitas opções de lazer, mas também porque o fornecimento de energia, ainda que até à meia-noite, tem-se revelado um gasto exorbitante para o município. São cerca de 10 mil contos anuais que saem dos cofres da Câmara Municipal só para levar luz às duas povoações.

“Levar energia aos dois povoados significa um esforço enorme no orçamento municipal. Este fornecimento custa cerca de 500 contos mensais só para a Povoação Velha e mais cerca de 300 mil para a Bofareira, somando um total de mais de 9 mil contos por ano. Isto sem contar as manutenções periódicas que devem ser feitas nos dois geradores de energia”, contabiliza Abel Ramos.

Entretanto, o autarca anuncia a boa nova: “Recebemos uma informação do Governo através do Ministério do Turismo, Indústria e Energia, de que a situação de Bofareira ficará sanada até o final do ano”. Nada ainda em relação à Povoação Velha, localidade que fica a meio caminho da ZDTI de Santa Mónica/Lacacão, onde se situa um dos maiores hotéis da ilha - o Riu Touareg - e por onde passam diariamente centenas de turistas.

Sobre Povoação Velha, o presidente da Associação Varandinha pede maior engajamento do Governo para pôr cobro os constrangimentos vividos nesta pacata aldeia deste município. Entretanto, Henrique Cruz anuncia que irá apresentar ao Governo e à edilidade um projecto de energias renováveis. "Trata-se de uma ideia", acredita, "que vai resolver todos os problemas de energia em Povoação Velha".

De referir que o fornecimento de água e energia noutros povoados e em Sal Rei está sob a responsabilidade de AEB – Águas e Energia da Boa Vista.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau