ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Boa Vista recebe encontro nacional sobre tartarugas marinhas 12 Maio 2015

Está a decorrer desde ontem, 11, até esta sexta-feira, 15, na ilha da Boa Vista, o encontro de todas as organizações que trabalham com as tartarugas marinhas em Cabo Verde. O encontro da TAOLA leva à ilha das Dunas cerca 30 técnicos com objectivo de apresentar os dados do trabalho de protecção da espécie durante a época de desova de 2014. A grande novidade deste ano é o workshop sobre “by catch” (pesca acidental) tanto de tartarugas como de tubarões, golfinhos e outras espécies, considerada uma séria ameaça às águas de Cabo Verde.

Boa Vista recebe encontro nacional sobre tartarugas marinhas

As reuniões da Rede Nacional de Protecção das Tartarugas Marinhas de Cabo Verde (TAOLA) têm, desde a sua fundação (2009), o objectivo de reunir anualmente as organizações não governamentais (ONG´s) de protecção das tartarugas para afinar as metodologias, comparar os trabalhos desenvolvidos e apoiar na criação de novas instituições. Para este ano, o encontro trouxe na agenda uma outra preocupação: “By Catch” (pesca acidental), não só de tartarugas mas também de outras espécies como tubarões e golfinhos.

Para a bióloga marinha e directora da ONG Natura 2000 (organização do encontro deste ano), Ana Líria, a situação é preocupante e merecedora de maior atenção das autoridades nacionais: “Principalmente devido aos acordos de pesca com a União Europeia e o muito dinheiro envolvido”.

Segundo Ana Líria, este assunto ainda é muito pouco estudado em Cabo Verde mas as ONG´s Grupo Biosfera, Bios e Fundação Maio Biodiversidade já dão os primeiros passos. Vão apresentar os dados dos estudos já feitos na Boa Vista. O workshop “by catch” será entretanto animado por uma técnica dos Serviços de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

A TAOLA foi inicialmente fundada por quatro organizações não governamentais que zelam pela protecção das tartarugas marinhas em Cabo Verde. Actualmente é composta por outras entidades como algumas Câmaras Municipais (São Nicolau, Tarrafal de Santiago e Brava) as ONG´s (Natura 2000, Fundação Tartaruga, Bios, Fundação Maio Diversidade, Grupo Biosfera, SOS Tartaruga), entre outros grupos e associações presentes em todas as ilhas do território nacional.

O encontro é financiado pelos Serviços de Pesca e Vida Selvagem Estado norte-americano. Contará com a participação da Direcção Nacional do Ambiente (DNA). Acontece num dos hotéis nos arredores da Cidade de Sal-Rei.

Sanny Fonseca

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau