ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Borges contradiz Duarte: Presidente do INECV garante que Cabo Verde vai continuar a fazer parte do Grupo de Peritos da Inter-Agência sobre os Indicadores dos ODS 05 Outubro 2017

Cabo Verde vai continuar a fazer parte do Grupo de Peritos da Inter-Agência sobre os Indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A afirmação é do Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Osvaldo Borges, que contradiz, assim, a informação partilhada pelo seu antecessor, António Duarte, na sua página pessoal do Facebook, que o Asemanaonline publicou na sua recente edição do dia 03 de Setembro.

Borges contradiz Duarte: Presidente do INECV garante que Cabo Verde vai continuar a fazer parte do Grupo de Peritos da Inter-Agência sobre os Indicadores dos ODS

O atual Presidente do INECV explica que o que se fez foi a rotatividade dos membros. Ou seja, contrariamente à publicação do seu antecessor, Osvaldo Borges assegura que Cabo Verde não foi afastado e que todos os projectos internacionais terão continuidade e apoio do Grupo.

Como noticiou este diário digital, o ex-presidente do INE, António Duarte, diz, na sua página pessoal do Facebook, que Cabo Verde foi afastado do Inter Agency Expert Group on Sustainable Development Indicators. Um organismo que foi criado pelas Nações Unidas com o objetivo de definir e fazer seguimento dos Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de um mecanismo, explica Duarte, através do qual Cabo Verde conseguiu ganhos em matéria das Estatísticas da Governança e cujo afastamento, desde Maio deste ano, é um sinal preocupante, inclusive para os projectos internacionais.

Reagindo a essas informações, o atual Presidente do INECV, citado pela RCV, assevera que as declarações do seu antecessor são falsas e sustenta as justificações com base numa comunicação recebida em Julho deste ano, e que se refere à rotatividade dos membros na Interagência.

Osvaldo Borges desvaloriza assim as declarações do seu antecessor e reafirma que todos os projectos liderados ou que envolvem a participação de Cabo Verde vão continuar e a ter o apoio do Grupo de Peritos da Interagência sobre os Indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o Presidente do INE, Cabo Verde é e continua a ser um dos 28 países membros que compõem o Grupo de Peritos da Interagência sobre os Indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Prova disso, são, segundo Borges, os 7 indicadores de nível 3 que estão, neste momento, a ser produzidos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau