NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Bravura do vulcão de Fogo faz eco na imprensa internacional 25 Novembro 2014

A bravura do vulcão de Fogo que voltou a cuspir lavas 19 anos e seis meses depois da última erupção fez eco na imprensa internacional. A maior parte dos periódicos destacam essencialmente a evacuação dos moradores de Chã das Caldeiras e o aumento da intensidade da erupção vulcânica.

Bravura do vulcão de Fogo faz eco na imprensa internacional

A BBC News estampa um vídeo a mostrar a actividade vulcânica com uma breve descrição "Filmagem dramática mostra a erupção do vulcão do Pico do Fogo, em Cabo Verde. Centenas de moradores foram evacuados de suas casas e o aeroporto local foi fechado".

A Breaking News escreve que a erupção que teve início no domingo "intensificou, com muitas explosões e tremores, ejectando cinzas e lavas num primeiro momento pela mesma cratera onde ocorreu a explosão em 1995 e depois por várias bocas. Refere ainda que, apesar dos avisos do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), os habitantes de Chã das Caldeiras permaneciam no local para tentar salvar seus pertences e animais.

A Reuters regista "Cabo Verde ordena evacuação após vulcão do Fogo entrar em erupção". Na mesma linha, o periódico português Diário de Notícias publicou "Vulcão do Fogo está em erupção e obriga a evacuar Chã das Caldeiras". O dn.pt destaca a declaração da Ministra da Administração Interna a confirmar que a intensidade do fenómeno "tem sido muito rápida", mas também a reacção rápida do Governo que pôs em curso um plano de emergência com todas as instituições ligadas ao Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC).

Já a Record.pt noticia que " A erupção vulcânica que se iniciou no domingo na ilha cabo-verdiana do Fogo está a agravar-se, com a abertura de uma nova cratera por onde está a sair lava espessa, que já percorreu mais de quatro quilómetros".

O portal brasileiro r7.com informa que "Cabo Verde aconselha desvio de rotas aéreas por erupção de vulcão". Escreve ainda que o vulcão, que solta uma lava espessa que já se estendia por vários quilómetros, obrigou a evacuar povoações próximas e levou o Governo a decretar situação de alerta.

Em Luxemburgo, o site wort.lu rubricou "Mil pessoas evacuadas por causa das erupções" para depois noticiar que "A estrada principal que dá acesso a Chã das Caldeiras está cortada pelas lavas que também destruíram todos os três postes da CV Telecom, dificultando assim as comunicações com esta zona".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau