ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Bruma seca continua a invadir Cabo Verde e provocar o cancelamento de voos 27 Dezembro 2016

As viagens aéreas inter-ilhas continuam comprometidas devido à bruma seca que tende continuar a assolar Cabo Verde. E as duas transportadoras aéreas cabo-verdianas cancelaram esta segunda-feira, 26, vários voos domésticos por causa da mesma nuvem da poeira proveniente do deserto da Saara e que cobre o país.

Bruma seca continua a invadir Cabo Verde e provocar o cancelamento de voos

Estando ainda muita bruma suspensa a reduzir a viabilidade, não se sabia ainda, até ao fecho esta edição, como será esta terça-feira,27, em termos das condições para assegurar a navegabilidade segura pelas aeronaves no espaço aéreo cabo-verdiano. É que, segundo o serviço de Meteorologia e Geofísica, não se prevê, pelo menos nas 24 horas, grandes melhorias do estado do tempo no arquipélago.

Nas últimas horas, vários passageiros ficaram retidos nos aeroportos nacionais. Uma fonte da ASA, citada paela Lusa, descreveu que, esta segunda-feira, tanto a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) como a Binter Cabo Verde cancelaram todos os voos domésticos, com excepção feita para os com destino às ilhas do Sal e da Boavista.

Os voos cancelados foram os previstos para as ilhas de São Vicente (aeroporto internacional), Maio e São Nicolau (aeródromos), indicou a ASA, informando que não houve alteração nos voos internacionais.

Mau tempo pode continuar

Sem precisar o número de passageiros afectados, a empresa que administra os aeroportos cabo-verdianos avançou que as duas companhias aéreas vão manter os voos para essas ilhas suspensos até as condições do tempo melhorarem.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) cabo-verdiano informou que a bruma seca cobre todo o arquipélago há vários dias e vai continuar nas próximas horas.

De acordo com a meteorologista de serviço, Ambrosina Évora, a bruma é constituída por poeiras provenientes da costa ocidental africana, da região da Mauritânia.

A responsável disse que a bruma seca vai condicionar a navegação aérea e marítima, estando o instituto a preparar uma nota para alertar os pescadores para os cuidados a ter no mar por esta altura.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau