ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

CPI ao Novo Banco: Os nossos timings de CPIs 05 Agosto 2017

A novela Novo Banco, a nossa, continua. Esta semana, a audição ao governador do Banco Central mostra os contornos mais claros de uma morte contra-natura.

Por: Alexandre Santos

A novela Novo Banco, a nossa, continua. Ouvido esta semana, o governador do Banco Central disse algo que só processando com cuidado conseguimos compreender. E vem a ser que se até ao fim do ano passado era possível salvar a instituição, tal se tornou impossível a partir de Dezembro último. Ficou pois claro que:

1. Há 20 meses (em janeiro do ano passado) o Banco Central tinha adoptado medidas corretivas para a recapitalização do NB, que, a serem (devidamente) acatadas, travariam a degradação e permitiriam a recuperação

2. NB mostrou incapacidade para aplicar tais medidas: o draft apresentado (em março016) pelos gestores foi avaliado como “pouco consistente”.

3. BC aciona (em abril 016) acionistas (pleonasmo necessário) para capitalizarem NB, num total de 700 milhões CVE – 500 M em 2016 e 200 M em 2017.

4. A avaliação do BC, 3 meses depois, em julho, mostra que os acionistas (Estado, com uma participação de 42,33%; INPS com 28,28%; CECV 11,76%; Correios e IFH 7,35% ex-aequo; e o Banco Português de Gestão com 2,94%) fizeram orelhas moucas. Perante a continuada degradação da situação financeira, o BC retoma medidas corretivas.

5. No mês seguinte, comunica ao ministro de Finanças. Uma semana depois dá ultimato ao NB.

6. Em dezembro, o BC conclui que “não há condições para recuperar o NB e anuncia “resolução financeira”, a derradeira “medida a que se deve recorrer”, quando “estão esgotados todos os outros mecanismos”.

7. Este mês, o BC anuncia que “deu início a seis processos de contra-ordenações contra os anteriores(sic!) gestores do NB”.

Com estes timings, seria surpreendente que esta comissão parlamentar venha a dar o mesmo resultado que as outras todas? Pode o nosso parlamento desabituar-nos do déjà-vu das suas CPIs?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau