REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde: Pesquisador anuncia que descobre duas variedades de granito de alto valor em Santiago 10 Abril 2017

O cabo-verdiano José Romão, que é pesquisador e consultor de rochas ornamentais no Brasil onde tem uma empresa na área, avança que acaba de concluir uma pesquisa com resultados surpreendentes. Asseverou que descobriu dois tipos de granito (ver fotos de destaque e anexos) de rara beleza e valor comercial na ilha de Santiago de Cabo Verde.

Cabo Verde: Pesquisador anuncia que descobre duas variedades de granito de alto valor em Santiago

José Simão Rodrigues, que procurou o Asemanonline para dar «essa boa nova» acompanha de fotos das rochas testadas, revelou que foi, durante o seu regresso temporário a Cabo Verde que descobriu as duas variedades de granito em Santiago. Uma foi encontrada em São Lourenço dos Órgãos e a outra em São Domingos, sua terra natal.

«Sou José Romão, cabo-verdiano residente no Brasil.
Sou pesquisador de rochas ornamentais.Estive em Cabo verde e aproveitei para trazer duas amostras de rochas. Após a realização de testes, deparei com dois granitos de rara beleza e valioso do ponto de vista comercial», descreveu o pesquisador, sem contudo precisar os sítios onde terá entrado esses materiais.

O entrevistado deste diário digital fez questão de realçar que esses granitos existem em quantidade e podem ser explorados e exportados. «Estas duas rochas existem em grande quantidade no país. A sua eventual exploração vai resolver, em grande parte, os problemas da balança comercial de pagamento de Cabo Verde, com a exportação destes bens para alguns países».

Dirigindo-se aos poderes públicos instituídos, Romão disse que, com a descoberta das duas variedades de granito, trouxe essa mensagem de esperança para as autoridades cabo-verdianas. « Eu gostaria de fazer esta mensagem de esperança chegar às autoridades cabo-verdianas. As duas variedades de granito descobertas estão tudo numa região que permite fácil extracção», garantiu.

Questionado pelo Asemanonline sobre a fiabilidade desta descoberta, José Romão asseverou ser uma pessoa séria e responsável, tendo deixado os seus dados de identificação e contactos. « Eu sou homem sério. Meu nome é José Romão. Sou pesquisador e consultor de rochas ornamentais. Trabalho na minha empresa de consultoria aqui no Brasil. Eu fui vereador da Câmara de S. Domingos. Sou de Fontes de Almeida - São Domingos. Fiz teste de dois amostras de granito que descobri em São Domingos. Um outro tipo da mesma rocha descobri em Órgãos», concluiu o pesquisador cabo-verdiano residente no Brasil, que preferiu não fornecer mais detalhes sobre as duas variedades de granito em causa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau