NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde: Previsão de muita chuva a partir de Agosto 09 Julho 2016

A época de azágua poderá começar mais cedo este ano, com o registo de precipitações, ainda que em pouco quantidade , a partir deste mês de Julho. Mas, para o período que vai de Agosto a Outubro, as previsões apontam para uma situação normal a excedentária. Por outras palavras, pode chover muito em Cabo Verde durante as próximas eleições autárquicas e presidenciais.

Cabo Verde: Previsão de muita chuva a partir de Agosto

Estes dados são do Centro Africano de Aplicação da Meteorologia para o Desenvolvimento (ACMAD) e do Centro Regional de Aplicações em Agrometeorologia e Hidrologia Operacional (Agrhymet), que elaboram, todos os anos, a previsão sazonal da precipitação para a região da África Sub-Sahariana (PRESASS), relativos aos meses de Julho a Outubro.

Este ano, o PRESASS reuniu em Ouagadougou e contou com a participação de técnicos dos Serviços de Meteorologia dos países do Comité Inter-Estados para Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de alguns centros globais de previsão/investigação meteorológica.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), o consenso obtido aponta, de uma forma geral, para o início tardio da época das chuvas e precipitação normal para a região Sub-sahariana, nos meses de Julho a Outubro.

Entretanto, na região de Cabo Verde prevê-se que, para o período de Julho a Setembro, com destaque para as ilhas de Barlavento, haverá precipitações deficitárias a normais, enquanto para as de Sotavento poderá chover em maior quantidade. “Para o período de Agosto, Setembro e Outubro, para o conjunto das ilhas, as previsões apontam para uma situação normal a excedentária”, lê-se na nota.

O INMG ressalva que a variação das condições de anomalia térmica positiva no Atlântico norte do Equador e Nordeste de África poderá favorecer o desenvolvimento de fenómenos atmosféricos extremos. Contudo, diz, sendo Cabo Verde um país insular com condições geomorfológicas específicas, com micro-climas diferenciados, o desenvolvimento de condições meteorológicas locais favoráveis poderá contribuir para um aumento da precipitação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau