Portugais

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde adere ao Programa de Países Afiliados da IEC 05 Fevereiro 2017

Cabo Verde acaba de aderir ao Programa de Países Afiliados da IEC – International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional), através do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) enquanto Organismo Nacional de Normalização (ONN) e coordenador de toda a actividade de normalização em Cabo Verde. Com isso o nosso país poderá, de entre outras benefícios, adoptar gratuitamente entre 200 e 400 normas internacionais IEC como normas nacionais.

Cabo Verde adere ao Programa de Países Afiliados da IEC

Conforme a mesma fonte, a entrega de Cabo Verde na IEC aconteceu no final do mês passado -24 de Janeiro. A IEC é um organismo internacional de normalização, que prepara e publica normas internacionais, sendo que as suas actividades são colectivamente conhecidas como "eletrotecnologia".

Para o IGOPI, as normas internacionais desenvolvidas pela IEC proporcionam um excelente enquadramento para melhorar a segurança e optimizar a utilização de energia. Mais: poiam o comércio entre países, fornecendo uma referência para o funcionamento do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Países membros e benéficos

O Programa de Países Afiliados da IEC foi lançado em 2001, tendo como alvo os países em desenvolvimento em todo o mundo. Asseguram benefícios vários os seus membros, com destaque para os seguintes: Os países afilhados podem adoptar gratuitamente 200 a 400 normas internacionais IEC como normas nacionais, sendo que algumas destas normas podem ser utilizadas como referência em leis e regulamentos nacionais, sem quaisquer restrições comerciais; Um país afiliado pode nomear até cinco peritos; Um perito nomeado, tem acesso aos documentos técnicos em formato electrónico de até 10 comissões de estudo ou subcomissões que ele seleccionará previamente; Um perito nomeado pode ainda comentar e enviar questões sobre os documentos de trabalho e participar em reuniões técnicas realizadas durante a Reunião Geral Anual da IEC como observador.

Mas as vantagens de ser membro da IEC não ficam por aí. Um país afilhado é incentivado a estabelecer a sua Comissão Nacional Electrotécnica e que reúne todos os intervenientes nacionais. Além de patrocínio à Comissão Nacional Electrotécnica, a IEC permite ao país afilhado familiarizar-se com o sistema IEC de Avaliação de Conformidade (ACAS) que oferece ao país afiliado novas vantagens nos sistemas de avaliação de conformidade IEC existentes, IECEE, IECEx, IECQ e IECRE, bem como potenciais futuros sistemas. Essas vantagens são os módulos de ensino à distância, os workshops regionais, os recursos on-line e o estatuto de observador nas reuniões da gestão.

Para mais informações sobre o Programa de Países Afiliados da IEC, os leitores podem consultar o seguinte link: http://www.iec.ch/affiliates/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau