ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde com menos 128 empresas activas 08 Janeiro 2015

O Inquérito Anual às Empresas, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, indica que Cabo Verde contava com 9.049 empresas activas em 2013. Ou seja, na altura em que foi realizado o levantamento, o país tinha menos 128 empresas. O número de pessoas ao serviço nas empresas também teve uma ligeira diminuição, totalizando 50.975, menos 436. Estas geraram um volume de negócios de 252.599.167 contos, mais 1.777.360 contos do que no ano económico de 2012.

Cabo Verde com menos 128 empresas activas

Dados do Inquérito Anual às Empresas mostram que o número de empresas activas em Cabo Verde em 2013 diminuiu 1,4 % em comparação com 2012, altura em que se realizou o quarto Recenseamento Empresarial. Indicam ainda que o número de pessoas ao serviço nessas empresas diminuiu 0,85% e o volume de negócios gerado aumentou na ordem dos 0,71% face ao ano 2012, em termos nominais.

As empresas sem contabilidade organizada registaram variações negativas nos três indicadores analisados: empresas activas efectivas -03,04% (menos 186 empresas activas), pessoas ao serviço - 5,59% (646 pessoas a menos) e volume de negócios -8,42% (menos 833.212 contos que em 2012). Contudo, a variação negativa verificada no indicador volume de negócio nas empresas sem contabilidade organizada foi suplantada pela positiva verificada nas empresas com as contas em dia. Com isso, a variação global positiva foi de 0,71%.

As empresas com contabilidade organizada representam 35% do total das activas contra 65% das sem contabilidade organizada. As empresas com contabilidade organizada representam 78% do total dos empregados contra 22% para as sem contabilidade organizada. “O Número de Pessoas ao Serviço aumentou 0,53% nas empresas com contabilidade organizada, enquanto que as sem contabilidade retraíram 5,49% em comparação com o ano anterior”, lê-se no Inquérito.

O estudo realizado pelo INE mostra que as empresas com contabilidade organizada representam 96% do total do Volume de Negócio (valor idêntico ao registado em 2012), contra 4% para as empresas sem contabilidade organizada. Em comparação com 2012, o Volume de Negócio aumentou 1,1% nas empresas com contabilidade organizada e diminuiu 8,4% nas sem contabilidade organizada, resultando numa variação global positiva de 0,71%, comparativamente a 2012.

Ressalta ainda uma concentração de empresas e de pessoas ao serviço em Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista, que somam 78% do total das activas e 91% do total de pessoas ao serviço. Na ilha de Santiago, por exemplo o efectivo total do pessoal ao serviço representou cerca de 47% do total, valor inferior ao registado no ano transacto em 2,0 pontos percentuais. Mostra também uma concentração de empresas e de volume de negócios nessas quatro ilhas, que somam 97% do volume de negócio gerado pelas empresas activas em Cabo Verde, no ano 2013. O montante de volume de negócio gerado em Santiago representou cerca de 48% do total, valor inferior em 1,4 pontos percentuais à 2012.

As actividades do comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos concentraram maior número de unidades empresariais (47%), seguidas das actividades de alojamento e restauração (15%) e indústrias transformadoras (10%). O pessoal ao serviço também se concentrou no comércio por grosso e a retalho, na reparação de veículos automóveis e motociclos, no alojamento e restauração, Indústrias transformadoras e nas actividades Administrativas e dos Serviços de Apoio. No total, estas actividades absorveram 64% das pessoas ao serviço.

Volume de negócios

As actividades do comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos, alojamento e restauração, construção, indústrias transformadoras, transporte e armazenagem, actividades financeiras e seguros responderam por 82% do volume de negócio gerado pelas empresas activas. As empresas em Nome Individual e sociedades unipessoais concentram 75% de empresas activas, absorvendo 30% do total do pessoal ao serviço e gerando 9% do volume de negócio. Já as Sociedades Anónimas e outras, que representam 4% do efectivo total de empresas activas, detêm, 32% do total do pessoal ao serviço e geram 63% do volume de negócio total.

A maioria das ilhas está abaixo da média nacional no que diz respeito a equidade de género na liderança das empresas. Na Brava 28% das empresas activas e no Fogo 29% são lideradas por mulheres. São Vicente e Sal (ambas com 38%) e Boa Vista (37%) apresentam as maiores percentagens de mulheres na liderança das empresas.

As empresas importadoras e exportadoras, embora não ultrapassando os 10% do total das empresas activas, acumularam cerca de 34% do total de pessoal ao serviço. No tocante ao volume de negócios, elas geraram cerca de 55% do total da facturação. A maioria dos trabalhadores possuem o ensino secundário, valor superior ao registado em 2012 em 8,0 p.p. Os que possuem o ensino básico representam 33% do efectivo total, enquanto que as outras categorias, médio (8%) e superior (13%), mantêm os seus valores praticamente inalterados relativamente ao ano precedente.

Mais de metade (58%) dos trabalhadores das empresas em Cabo Verde com nível de instrução superior trabalha no concelho da Praia. Segue-se São Vicente com 24%, Sal com 9% e Boa Vista 3%. De 2012 a 2013 o grau de acesso das empresas ao computador melhorou em todas as ilhas do pais, com excepção para a ilha da Brava. Refira-se que as ilhas do Sal (46%) , Boa Vista (42%) e São Vicente (34%) apresentam os melhores indicadores do país, com empresas com acesso ao computador em 2013.

O Inquérito Anual às Empresas foi realizado pelo Instituto Nacional de Estatística durante o segundo semestre de 2014. Pretende-se com este estudo actualizar o Ficheiro de Unidade Estatística-Empresas e Estabelecimentos e os indicadores sobre a actividade empresarial, disponibilizar informações detalhadas e de qualidade para produzir as Contas Nacionais, de entre outros objectivos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau