BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde disponível para acolher o Curso de Mestrado em Entomologia 31 Outubro 2017

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, participa na IV Reunião Ordinária de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no Palácio Itamaraty, Brasília. Na sua intervenção, Arlindo do Rosário, afirma que Cabo Verde está disponível para acolher o curso de Mestrado em Entomologia.

Cabo Verde disponível para acolher o Curso de Mestrado em Entomologia

«Os nossos países precisam indubitavelmente desse curso para dotar os nossos sistemas de saúde de técnicos melhores capacitados, pois entendemos que a realização deste Curso será uma resposta às necessidades dos nossos países, que enfrentaram recentemente ou ainda enfrentam epidemias de doenças transmitidas pelos mosquitos vectores”, explica.

Na sua perspectiva, a cooperação técnica na área da saúde constitui uma das fortes expressões dos esforços conjuntos visando melhorar a saúde nos países da CPLP, pois “irão reforçar a governança dos sistemas de saúde, espelhando as prioridades de actuação conjunta definidas no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) e a inclusão dos Objectivos da Agenda de Desenvolvimento 2030, na agenda da cooperação técnica e nas agendas nacionais para o sector da saúde.

No seu discurso, fez referência ainda a temas como o Banco de Leite Humano, que tem contribuído para a redução da taxa de mortalidade infantil e no reforço da resposta para a saúde da criança e a Telesaúde, como sendo um instrumento importante na melhoria de acesso aos cuidados de saúde.

Cabo Verde (Cidade da Praia) acolherá em 2019 a próxima reunião Ordinária de Ministros da Saúde da CPLP, o titular da pasta de saúde diz que conta com o envolvimento de todos para que os compromissos assumidos através das resoluções aprovadas nesta reunião possam atingir “um grau de implementação que nos orgulhe a todos”.

Objectivo da reunião

A IV reunião ministerial teve por objectivo discutir a reestruturação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS - CPLP), a agenda 2030 para o Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a rede de Bancos de Leite Humano da CPLP, o grupo de trabalho permanente da CPLP em Telemedicina e Telesaúde.

Integrou a delegação Cabo Verdianda, para além do ministro, o presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Tomas Valdez, a Directora Nacional de Saúde, Maria da Luz Lima, o Embaixador de Cabo Verde em Brasília, Domingos Mascarenhas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau