ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde e Tenerife reforçam cooperação 23 Outubro 2015

Cabo Verde e a ilha de Tenerife, Canárias, vão assinar um memorando de cooperação nos domínios da agricultura e trabalhar para melhorar as ligações aéreas entre os dois arquipélagos. A directora geral da Agricultura, Carla Tavares, explica que o Ministério do Desenvolvimento Rural está a analisar a proposta de memorando enviado por Tenerife, que vai institucionalizar esta cooperação e permitir que, conjuntamente, apresentem projectos comuns para concorrer à nova janela de financiamento da União Europeia 2017-2020.

Cabo Verde e Tenerife reforçam cooperação

A estratégia de Tenerife de reforçar as relações com Cabo Verde e buscar investimentos estrangeiros estende-se a outros sectores da economia, tais como a saúde, a energia e o turismo, disse a responsável do departamento de Relações Exteriores de Tenerife, Delia Herrera, num balanço da recente visita que efectuou ao arquipélago.

Esta responsável lembra que as Canárias têm também cooperação com Marrocos, Mauritânia e Senegal. “Esta cooperação não só promove o desenvolvimento nesses países, como favorece a internacionalização da nossa economia, e pode atrair o investimento estrangeiro”, afirmou, realçando que é neste contexto que o MDR e o Cabildo de Tenerife estão a preparar um memorando e um acordo específico com a Câmara de Santa Catarina do Fogo, este último tendo em vista a reconstrução da Adega Cooperativa de Chã das Caldeiras.

Sobre este particular, a directora geral da Agricultura explicou que, na sequência da erupção vulcânica em Novembro do ano passado, e como a ilha já beneficiava de assistencia técnica das Canárias na produção de uva e vinho, esta manifestou disponibilidade para apoiar a reconstrução da adega da Chã. “Propusemos a assinatura de um protocolo para sistematizar esta cooperação. O Cabildo já nos enviou uma proposta de memorando que estamos a estudar”.

Carla Tavares diz que Tenerife possui uma vasta experiência em matéria de vinicultura e também já mantém relações com a Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, mas agora está-se a trabalhar numa cooperação mais sistematizada. “Temos todo o interesse em desenvolver esta parceria. Queremos montar um projecto mais institucional a nível nacional que vai analisar e acelerar as potencialidades em termos de produção de uvas não só na ilha do Fogo, mas em todo Cabo Verde”, diz.

A ideia é submeter este e outros projectos ao Fundo Transnacional da União Europeia para as regiões periféricas. Os projectos vão concorrer à nova janela de financiamento de 2017 a 2020. Cabo Verde e Tenerife ponderam concorrer juntos em áreas de interesse comum. Segundo Carla Tavares, já identificaram projectos nos sectores do turismo, energias renováveis, controlo alimentar e outros.

Realça que Cabo Verde e Tenerife já trabalham alguns projectos nesta lógica. Por exemplo, a revitalização das tamareiras da Boa Vista. A responsável do Departamento de Relações Exteriores do Cabildo de Tenerife fala por sua vez na colaboração entre Cabo Verde e o Instituto Tecnológico de Energias Renováveis (ITER) e de três projectos relacionados com a agricultura: dois de acção externa e um para promover o empreendedorismo no sector do ambiente, este em parceria com a Fundação Canárias Insular para Formação, Emprego e Desenvolvimento Empresarial (Fifede).

De acordo com Delia Herrera, todos esses projectos foram bem acolhidos pelas autoridades de Cabo Verde, especialmente aqueles relativos à cooperação com o ITER e que se referem ao turismo sustentável, à previsão meteorológica e gestão de riscos. É também intenção das Canárias melhorar a ligação aérea com Cabo Verde. Esta é uma proposta que, diz Délia Herrera, também suscitou interesse da parte de Cabo Verde.

“A ministra das Infraestruturas e Economia Marítima, Sara Lopes, mostrou o seu compromisso com a melhoria das ligações aéreas com as Canárias como medida essencial para melhorar os fluxos comerciais e turísticos entre os dois arquipélagos, para o desenvolvimento”, concluiu.

Constança de Pina

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau