ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde e Timor assinam acordo para isenção de vistos 22 Julho 2014

Cabo Verde e Timor Leste rubricaram em Dili dois acordos, sendo um para isenção de vistos de passaportes ordinários. O outro acordo estabelece mecanismos de consultas bilaterais. Os ministros dos Negócios Estrangeiros Jorge Borges (Cabo Verde) e José Luís Guterres (Timor Leste) representaram os dois Estados.

Cabo Verde e Timor assinam acordo para isenção de vistos

O Acordo sobre a isenção de vistos em passaportes ordinários aplica-se aos cidadãos de ambos os países - Timor-Leste e Cabo Verde - que se desloquem em turismo, visita e negócios, por um período de até 90 dias. Segundo Jorge Borges, “os Acordos permitem uma maior circulação de fazedores de cultura, académicos, pensadores e outros. Cabo Verde aposta no desenvolvimento dos recursos humanos e, como temos alguma experiência nesta área, podemos partilhá-la com os nossos irmãos de Timor-Leste”.

Já o de estabelecimento do mecanismo de consultas bilaterais surge da vontade de promover e reforçar as relações bilaterais sobre questões regionais e internacionais de interesse comum. Quanto ao Memorando de Entendimento relativo ao programa de Cooperação Educacional que integra os projetos a iniciar ou já em curso na área da Educação, Ensino Superior e Ciência entre os dois países. “São três áreas que definimos como importantes para a nossa cooperação: desenvolvimento humano, ensino superior e inovações”, revela.

Na área de Desenvolvimento humano, os dois países rubricaram um memorando de entendimento, que Jorge Borges acredita vai desembocar num acordo. Nos domínios de Ensino Superior e Inovação, o ministro garante que já há peritos cabo-verdianos a trabalhar em Timor, sobretudo na Justiça e nas Alfândegas. Agora, os dois Governos querem alargar as relações para a área da Educação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau