ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde em estado de alerta: Onda tropical pode evoluir para depressão nas próximas 48 horas 30 Agosto 2017

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alerta que uma onda tropical localizada perto de Cabo Verde poderá evoluir para uma depressão - força que o ar exerce sobre a superfície terrestre, originando vento ou chuva. A confirmar-se, esse fenómeno atmosférico poderá influenciar o estado do tempo no país nas próximas 48 horas. A chuva moderada, por vezes com alguma intensidade e forte rajada de vento, continua, no entanto, a cair praticamente em todas as ilhas, com destaque para o Tarrafal de S.Nicolau onde fez alguns estragos em caminhos vicinais para a Fragata.

Cabo Verde em estado de alerta: Onda tropical pode evoluir para depressão nas próximas 48 horas

Cabo Verde está em estado de alerta amarelo perante a possibilidade de ocorrer o mau tempo nas próximas horas. É que, segundo avisa o Centro de Análises e Previsões Especiais do INMG, “uma onda tropical, associada a uma área de baixa pressão, localiza-se a poucos quilómetros de Cabo Verde, com possibilidades de desenvolver numa depressão tropical”.

Conforme adverte o mesmo instituto, esse fenómeno atmosférico poderá influenciar o estado do tempo no país - entre madrugada e praticamente todo o dia desta terça-feira – registou-se chuvas com alguma intensidade em praticamente todo o território nacional.

Em comunicado, o INMG prevê, nas próximas 48 horas, “chuviscos ou chuva fraca a moderada, podendo ser localmente forte, acompanhada de trovoadas, especialmente nas zonas montanhosas” das ilhas de Barlavento.

Para o Instituto de Meteorologia, é de se prever precipitações acima de 25 milímetros por hora nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau - estão todas sob alerta laranja. No Tarrafal de Nicolau a situação esteve crítica em algumas zonas, com destaque para a zona de Fragata onde caminhos vicinais ficaram danificados. Houve ainda queda de postos de electricidade-telecomunicação em outros sítios críticos do concelho.

Prevenção a deslizamentos de terra e cheias

Entretanto, todo arquipélago se encontra sob alerta amarelo-INMG prevê “precipitação baixa” de 15 milímetros por hora.

Prevenindo-se contra os efeitos de uma eventual passagem da onda tropical em Cabo Verde, o INMG aconselha a todos os cabo-verdianos e entidades nacionais a “tomada de medidas de precaução e segurança, face à possibilidade de acontecer enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terras nas encostas” das várias ilhas do país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau