ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde entra no grupo de países africanos considerados "Anchor States" 04 Novembro 2015

Cabo Verde acaba de entrar para o grupo de países africanos considerados "Estados-âncora ("Anchor States"), designação dada aos países que os Estados Unidos classificam como parceiros, anunciou, em Washington, Bisa Williams, a Secretária de Estado-Adjunta para os Assuntos Africanos, em representação do Secretário de Estado John Kerry. O arquipélago lusófono junta-se assim a Nigéria, Senegal e Gana como país com capacidade legal e política para servir de entreposto regional de conhecimentos técnicos.

Cabo Verde entra no grupo de países africanos considerados

Segundo Jorge Tolentino, ministro das Relações Exteriores, esta é uma notícia extraordinária para Cabo Verde. Traduz o reconhecimento de todo o trabalho sério feito no domínio da defesa e segurança marítima, que o nosso país tem realizado.

“Este reconhecimento, que agora é feito pelos EUA – que colocou Cabo Verde no grupo dos ‘Anchor States’ –, também abre perspectivas de um trabalho mais engajado, por forma a capacitar melhor Cabo Verde nesta luta contra a criminalidade transnacional organizada e principalmente o narcotráfico”, declarou o ministro ao Voz da América.

Recorda-se que os Estados Unidos têm sido um dos grandes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde. Agora, com a entrada do nosso país no grupo dos Estados-âncora, são novos horizontes que se abrem a esta cooperação bilateral.

O Governo norte-americano já anunciou que vai doar ao nosso país dois milhões de dólares, duzentos mil contos, para projectos dirigidos ao combate à lavagem de capitais e narcotráfico. De igual modo, projectos de cooperação bilateral na área do transporte marítimo estão ainda em análise. Além disso, Cabo Verde já beneficia de pacotes financeiros do Governo norte-americano integrados nos programas do Millennium Challenge Corporation (MCC).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau