DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde já está no CAN 2015 16 Outubro 2014

Cabo Verde garantiu a classificação para o CAN 2015 ao vencer na tarde desta quarta-feira o Moçambique por 1 a 0. Cerca de quinze mil pessoas festejaram no Estádio Nacional e milhares em todas as ilhas e na diáspora a vitória dos “Tubarões Azuis”, que marcam presença pela segunda vez consecutiva na principal competição de seleções de África. Heldon foi mais uma vez o herói da partida ao apontar o único golo do jogo.

Cabo Verde já está no CAN 2015

Cabo Verde vai estar no próximo CAN, graças à vitória frente a Moçambique. A seleção nacional foi desde o início a única equipa que procurou marcar. Mas foi só a dez minutos do término da partida que Heldon fez explodir de alegria os cabo-verdianos ao apontar o golo solitário que deu a vitória ao combinado criolo.

Os Tubarões Azuis dominaram o jogo. Criaram várias oportunidades para marcar, mas os avançados de Rui Águas foram perdulários. Perderam chances claras de golo. Moçambique adotou uma táctica defensiva. Não fez nenhum remate à baliza defendida por Vozinha.

No final da partida Rui Águas estava feliz por ter cumprido com o objectivo de classificar Cabo Verde. Agora quer dar oportunidade aos jogadores que pouco têm jogado pela seleção. “Ainda bem que conseguimos a classificação. O quanto antes era melhor. E o antes era hoje. Assim poderemos trabalhar com mais tranquilidade e dar oportunidades aos jogadores pouco utilizados”, afirma.

Questionado se quando assumiu o cargo de selecionador nacional acreditava na qualificação logo a quarta jornada, Rui Águas disse que na época era o desejo, mas agora acredita que “tudo é possível”.

Águas aproveitou para elogiar o grupo de trabalho e garantiu que Cabo Verde vai fazer de tudo para estar ao um bom nível e dar alegrias aos cabo-verdianos, da mesma forma que aconteceu quando os Tubarões Azuis participaram pela primeira vez no CAN em 2013.

“O grupo é forte, coeso, amigo e isso faz toda a diferença. Vamos trabalhar para estar ao nível da seleção que participou no último CAN e dar alegria a este povo que nos têm acompanhado e apoiado” ressaltou.

Para o selecionador moçambicano, João Chissano, o resultado foi justo para a equipa que procurou vencer desde o apito inicial do árbitro. “Foi uma vitória merecida de Cabo Verde.Estava a jogar em casa e soube assumir o jogo. Sabíamos que seria difícil e do poderio de Cabo Verde. Montamos nossa estratégia e quase conseguíamos. Cabo Verde criava oportunidades e converteu uma delas, o que nos custou a derrota”.

Cabo Verde garante assim a classificação a quarta jornada, com duas partidas ainda por jogar. Primeiro defronta o Níger em casa e depois tem uma viaja até a Zâmbia para fechar os jogos da fase de grupos.

No outro jogo do grupo F a Zâmbia venceu o Níger por 3 a 0 e fica agora com o mesmo número de pontos que Moçambique. Cabo Verde lidera com 9 pontos, Moçambique em igualdade pontual com a Zâmbia, ambas com 5 e Níger com apenas 2 pontos.

Hélio Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau