ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde ocupa 32ª posição no Ranking Democracy Index 23 Janeiro 2016

Cabo Verde ocupa a 32ª posição no "Ranking da Democracy Index 2015" da revista The Economist Intelligence Unit, é 6º no conjunto dos países em desenvolvimento e 3º em África, depois de Maurícias e Botwsana. O país obteve a média de 7,81 pontos de um total de 10 – valor atribuído a cada um dos cinco indicadores analisados.

Cabo Verde ocupa 32ª posição no Ranking Democracy Index

Cabo Verde obteve 9,17 pontos nos dois primeiros itens, "Processo Eleitoral" e "Pluralismo", 7,86 em "Governança", 6,67 em "Participação Política", 6,88 em "Cultura Política" e 9,12 em "Liberdades Cívicas". Dos 165 países analisados, 20 foram considerados “democracias plenas”, 50 “democracias imperfeitas”, 37 “democracias híbridas” e 51 “regimes autoritários”.

O nosso país está integrado no lote das “democracias imperfeitas”, que é liderado por Itália, Coreia do Sul, Japão, Costa Rica, Bélgica, França, de entre muitos outros. Mas está a frente de Portugal, que aparece na 33ª posição.

No relatório denominado “Democracia em época de ansiedade”, lê-se: “Há mais democracia do que simplesmente realizar eleições”. Este documento procura avaliar o estado da democracia por parte dos países e pontuar vários critérios que considera importantes para o funcionamento de uma sociedade democrática.

O ranking 2015 do The Economist Intelligence Unit é liderado pela Noruega, Islândia, Suécia, Nova Zelândia e Dinamarca.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau