ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde participa na 104ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho 11 Junho 2015

Cabo Verde participa na 104ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (OIT) que acontece até este sábado, em Genebra, Suíça. O nosso país está representado pela Ministra do Trabalho, Desenvolvimento Social e Família, Janira Hopffer Almada, e por Júlio Ascensão Silva, Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS).

Cabo Verde participa na 104ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

O foco dos trabalhos desta Conferência Internacional da OIT estará centrado em assuntos como o trabalho e a sociedade, planeamento laboral e produção, o trabalho decente para todos e a governança do trabalho. Durante o plenário, Cabo Verde pretende colocar a tónica nos temas que espelham a realidade da nossa economia, principalmente os aspectos que afectam o mercado de trabalho no país.

Sendo assim, o debate deve centrar-se no estrangulamento das Pequenas e Médias Empresas (PME), que contribuem de forma significativa para o emprego. Em análise estarão ainda as formas de garantir a protecção dos trabalhadores no ofício e a transição dos empregos informais para a formalidade.

Quem sabe os representantes do nosso país nesta Assembleia da OIT não encontrem ali os caminhos para melhorar o mercado laboral cabo-verdiano que ainda precisa de ultrapassar muitos desafios tais como fortalecer a capacidade organizacional e institucional nas relações e condições de trabalho, através do reforço do diálogo social, modernizar o quadro laboral legislativo e a promover mais justiça.

Além da Ministra do Trabalho e do Secretário-geral da UNTCCS, marcam presença nesta conferência representantes da Direcção Geral do Trabalho e Emprego, da Inspecção Geral do Trabalho, do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) e a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, que representa os empregadores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau