ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde precisa investir na qualificação dos profissionais da saúde 15 Junho 2015

Um estudo que analisou a qualidade da saúde de 166 países coloca Cabo Verde na lista dos que precisam investir na qualificação dos recursos humanos. O objectivo foi comparar os custos da saúde e os resultados alcançados. Não obstante o "baixo investimento", os resultados de Cabo Verde são considerados "satisfatórios". Gasta-se anualmente 193 dólares (cerca de 18 mil escudos) por pessoa.

Cabo Verde precisa investir na qualificação dos profissionais da saúde

Um estudo divulgado pelo jornal Economist Intelligence Unit Healthcare fez uma comparação entre os custos e os resultados de 166 países a nível da saúde. No contexto africano Tunísia é mais eficaz, gasta anualmente 291 dólares por pessoa. Cabo Verde é o segundo, investindo 193 dólares (cerca de 18 mil escudos) por pessoa/ano.

Comparando com outros países, os resultados de Cabo Verde são considerados "satisfatórios" tendo em conta o "baixo investimento". Entretanto o arquipélago está no grupo de países onde se recomenda mais investimento em pessoal médico. “Para muitos dos países deste grupo, investir em cuidados de saúde significa em grande parte apostar em médicos ”, avança The Economist.

O estudo destaca Cabo Verde como um dos países que "consegue alcançar resultados elevados com um custo relativamente baixo". A ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, que falava na sexta-feira, 12, no fórum de validação do Plano Estratégico de Desenvolvimento dos Recursos Humanos para a Saúde 2015-2020”, confessou ter ficado "muito entusiasmada" com os dados e afirmou que o objectivo é melhorar cada vez mais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau