REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde recupera 2.º lugar no Índice Mo Ibrahim 29 Setembro 2014

Cabo Verde melhorou a sua avaliação no Índice Ibrahim de Governação Africana (IIGA) de 2014, recuperando o 2.º lugar que lhe tinha fugido no ano passado a favor do Botswana. Neste novo índice divulgado hoje, o nosso país só fica atrás das Ilhas Maurícias.

Cabo Verde recupera 2.º lugar no Índice Mo Ibrahim

Cabo Verde somou 76,6 pontos na avaliação geral dos diferentes critérios, que estão agrupados em quatro categorias: Segurança e Estado de Direito; Participação e Direitos Humanos; Oportunidade Económica Sustentável; e Desenvolvimento Humano.

O arquipélago tem uma óptima avaliação em termos de Segurança e Funcionamento da Lei e Justiça, na área da Participação Cívica e Direitos Humanos e no Bem-estar, nomeadamente no acesso à Segurança Social.

Porém, recebeu notas menos boas na avaliação às Infra-estruturas, Administração Pública, à Segurança pessoal e às condições oferecidas às empresas privadas.

Na avaliação feita a 52 países africanos, Cabo Verde continua a ser o melhor entre os países lusófonos, à frente de São Tomé e Príncipe (12.º), Moçambique (22.º), Angola (44.º) e Guiné-Bissau (48.º).

A Fundação Mo Ibrahim, homónima do milionário sudanês que a criou em 2006, apoia a boa governação e a liderança em África e elabora anualmente desde 2007 o Índice Ibrahim, que visa informar e ajudar os cidadãos, sociedade civil, parlamentos e governos a medir o progresso.

Em 2013, Cabo Verde ocupou o terceiro lugar neste ranking. Em 2012 tinha igualmente conseguido a segunda melhor posição, tendo ficado igualmente atrás da Ilha Maurícias.

C/Dn.pt

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau